Treinadora conta como superou pecados sexuais: ‘Entendi minha identidade em Deus’

Depois de colocar a carreira como prioridade, Charlotte Smith reconheceu: “A sua identidade está no conhecimento de Deus”.

Fonte: Guiame, com informações de The Christian PostAtualizado: sexta-feira, 19 de abril de 2024 às 13:39
Charlotte Smith. (Foto: Reprodução/I Am Second)
Charlotte Smith. (Foto: Reprodução/I Am Second)

A ex-jogadora de basquete da WNBA Charlotte Smith contou que conseguiu superar pecados sexuais após desenvolver um relacionamento com Jesus.

Charlotte contou seu testemunho através de um curta-metragem produzido pela  organização cristã “I Am Second”, que oferece uma visão real sobre a transformação de vida das pessoas.

A atleta, que é filha de pastores, cresceu frequentando a igreja, orando e desenvolvendo sua fé: 

“Quando penso na minha mãe e no meu pai, penso na sua fidelidade e no seu compromisso com Deus e com os seus ministérios. Meu pai sempre dizia: ‘Não estudo a Bíblia para pregar. Eu estudo a Bíblia para viver.' Ambos foram grandes exemplos para nós e lançaram os alicerces da nossa fé”, disse ela ao The Christian Post.  

No entanto, eles enfrentavam dificuldades financeiras e dependiam da assistência alimentar do governo para obter mantimentos semanalmente. 

Na adolescência, Charlotte disse que muitas vezes sonhava em escapar da pobreza e se tornar uma atleta profissional, assim como o tio, David O'Neil Thompson, ex-jogador da NBA.

Embora ela tenha aceitado Jesus quando era adolescente, Charlotte afirmou que o lema de sua vida mudou rapidamente de “viver para Deus” para “bola é vida”, à medida que seus sonhos de se tornar uma atleta profissional tomaram o lugar de Cristo em sua vida.

“O basquete foi, antes de tudo, uma saída para a pobreza. Lembro de ver todas as coisas que meu tio acumulou através da riqueza. Não sabia como seria para mim porque, na verdade, não havia ligas profissionais para mulheres nos Estados Unidos. Mas, eu cresci pensando: 'Serei como meu tio, vou jogar na NBA'”, lembrou ela. 

“O basquete também era uma saída para as coisas que nos cercavam em nosso bairro. Havia drogas, álcool e muitos estilos de vida que eu não queria ter”, acrescentou.

Relacionamento com Deus

Durante os anos de ensino médio e faculdade, Charlotte se distanciou ainda mais do Senhor quando começou a cometer “pecados sexuais”. 

“Acho que grande parte da tentação sexual decorre da não compreensão da sua identidade e do seu valor. Acho que todos nós, em algum momento, queremos ser aceitos, nos sentir amados, valorizados e honrados. E para mim, acho que muito disso veio do sentimento de que eu tinha que incluir o aspecto sexual para que o relacionamento fosse validado. E foi aí que eu lutei”, contou Charlotte. 

Enquanto isso, Charlotte obteve sucesso na carreira. Em 1995, a ESPN a nomeou Jogadora Nacional do Ano. Após a faculdade, ela jogou basquete profissional na Itália, onde foi eleita a jogadora mais valiosa do All-Star Game italiano da temporada 1995-1996. 

No entanto, ela começou a se sentir sozinha e desejava que alguém ou algo preenchesse o vazio que nem mesmo as vitórias no basquete poderiam satisfazer. 

“Estar no exterior foi uma época de isolamento. Na década de 1990, não existiam mídias sociais. As chamadas telefônicas de longa distância eram muito caras naquela época. Você não passava muito tempo ao telefone”, explicou Charlotte. 

Durante esse período, ela se voltou para a Bíblia e se reconectou com Deus onde passou muito tempo “mergulhando na Palavra de Deus e se aproximando Dele naquele período de isolamento”.

“Acho que o que melhor descreve minha caminhada de fé é a eliminação de camadas. O bom é que Deus conhece o nosso coração, mesmo que as nossas ações nem sempre estejam alinhadas com o que consideramos ser o estilo de vida cristão”, disse ela.  

Quanto mais lia as Escrituras, Charlotte aprendeu mais sobre o amor e o perdão de Jesus: "Eu tive que me render a Cristo. Eu me rendi para permitir que Ele me aperfeiçoasse em minha caminhada com Ele". 

E continuou: “Na minha caminhada eu falhava, caía e depois me levantava. Foi um processo de abandono. É como uma cebola quando você descasca as camadas. Eu ainda lutei contra o pecado sexual”. 

“Minha caminhada com Deus foi uma caminhada que envolveu dizer: 'Senhor, quero entregar tudo para permitir que Você me ajude'. Porque não podemos fazer isso sem a ajuda Dele. É por isso que temos que ser reais e transparentes sobre a nossa fé para que outras pessoas digam sim a Jesus e permitam que Ele aperfeiçoe a sua caminhada”, acrescentou Charlotte.


Treinadora de basquete. (Foto: Reprodução/I Am Second)

Exemplo de fé

Charlotte continuou buscando crescer em seu relacionamento com Deus. Em 2011, ela foi contratada como técnica principal de basquete feminino na Elon University e conquistou seu lugar como a técnica mais vitoriosa da história do programa, acumulando um recorde de 195-163 em 11 temporadas. 

“Deus é minha esperança, minha alegria, minha força, minha luz, o amor da minha vida. Deus significa tudo para mim. Não passa um dia sem que eu não esteja em comunhão com Ele. E como treinadora de basquete, tento modelar o que significa ser cristão. Tento modelar o que significa ser uma mulher que valoriza e compreende a sua identidade”, declarou Charlotte.  

Hoje, ela também evangeliza seu time, dizendo: “O basquete faz parte do que você faz. Não é a vida. É uma parte da vida. A sua verdadeira identidade está no conhecimento de Deus”.

“Meu conselho para qualquer pessoa que luta contra a idolatria de um esporte ou pecado sexual é apenas pedir a Deus para lhe mostrar onde está o seu coração, porque a Bíblia diz: 'Onde está o seu coração, é aí que está o seu tesouro'. Peça ao Senhor para ensiná-lo a valorizar o que é mais importante para Ele, e Ele lhe revelará o seu coração”, concluiu.

Charlotte, que jogou mais de oito temporadas na WNBA, agora atua como treinadora de basquete feminino na WNBA. Elon University, na Carolina do Norte.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições