Onde estava Deus quando o pequeno Aylan se afogava?

A ganância, a corrupção, o egoísmo, a intolerância religiosa, a insensibilidade e a crueldade mataram o menino curdo sem pátria de 3 anos de idade

Fonte: Guiame, Bruno dos SantosAtualizado: quarta-feira, 9 de setembro de 2015 às 12:54
Garoto sírio na praia
Garoto sírio na praia

Recebi em meu email, de um conhecido nesta sexta dia 04/09 a seguinte pergunta: Bruno, vi a foto deste menino sírio, e me pergunto: Onde está este Deus amoroso que vocês tanto pregam? Como ele pode permitir que um menino desse sofra desta maneira? Onde está este Deus de milagres?…Bem, abaixo transcrevo minha resposta:

Existem pessoas que apenas vivem seus problemas e pronto. Mas existem outras que além dos problemas, elas vivem com um dilema: Por que problemas existem? Por que o mal ocorre? Qual a causa da maldade? E ainda mais: Por que, se existe de fato um Deus Bom e Todo poderoso, há tanta maldade no mundo?

Todas as pessoas que possuem fé já questionaram por que Deus permite a maldade. Por exemplo, o profeta Habacuque perguntou a Deus: “Por que me fazes ver tanta maldade? Por que toleras a injustiça? Estou cercado de destruição e violência; há brigas e lutas por toda parte.” (Habacuque 1:3). Mas em vez de repreender Habacuque, Deus fez com que suas perguntas fossem registradas na Bíblia para que todos pudessem ler.

Me parece que Deus não tem nenhum problema com perguntas deste tipo. Nós é que temos dificuldade em assumir as respostas destas perguntas. A maldade em si nada é sem um agente do mal, e este agente do mal é todo ser humano que dotado de sua liberdade de escolha faz más escolhas, faz escolhas erradas. Para erradicar a maldade, Deus teria que erradicar o agente do mal, mas é exatamente o ser humano, esse agente, que Deus mais ama.

A Bíblia deixa claro que Deus odeia a maldade e o sofrimento causado por ela. Nos dias de Noé, Deus “sentiu-se magoado no coração” (é isso que significa o termo "e Deus se arrependeu de ter feito o homem”) por causa da violência que tomava conta da Terra. Infelizmente existem escolhas que fazemos que trazem condenações terríveis a nós e aqueles que estão em nossa volta.

Foram atributos humanos que mataram Aylan Kurdi. A ganância, a corrupção, o egoísmo, a intolerância religiosa, a insensibilidade e a crueldade mataram o menino curdo sem pátria de 3 anos de idade.

Mas ainda assim esta resposta não satisfaz. Acaso crianças devem sofrer por decisões tomados por outrem, sejam país, avós ou um desconhecido? E aí fica claro, que nossa capacidade de compreender esta situação é muito pequena. Temos um ângulo muito estreito de visão para questões eternas. Somos mortais, finitos e limitados em nossa inteligência e espiritualidade.

Como Pedro, quando perguntou porque Jesus dormia, enquanto eles pereciam no barco na tormenta? Me parece que em certos momentos da história, Deus parece estar dormindo, desligado desta realidade em que nos metemos. (Marcos 4:38). Mas o fato é que este “sono" de Deus procura desenvolver em nós algum tipo de atitude em relação ao que acontece ao nosso redor. E então constato o seguinte:

Aylan chegou ao destino certo: "Nos braços do Pai” - Jesus disse que todas as criancinhas viriam à ele. Aylan Kurdi de 3 aninhos está agora confortavelmente com Cristo, possui agora uma pátria eterna. Faz parte de um Reino que jamais terá fim. E é então porque creio que só um Deus Amoroso e Todo Poderoso pode transformar tamanho sofrimento em Salvação Eterna!

A ELE SEMPRE TODA A GLÓRIA!

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições