Níveis de relacionamento

Jesus não tratava todos de forma igual. Ele tinha pelo menos 5 níveis de relacionamentos.

Fonte: Guiame, Dione AlexsandraAtualizado: quarta-feira, 14 de dezembro de 2022 às 18:08
(Foto: FreeBible)
(Foto: FreeBible)

Eu acredito que existem níveis de relacionamentos que temos em nossa vida. Eles existem e vemos na Bíblia, observando a vida de Jesus, que Ele sabia bem como lidar com isso. Porque, acredite, Jesus não tratava todos de forma igual. Jesus tinha pelo menos 5 níveis de relacionamentos.

Quem falou que você tem que tratar todo mundo igual? Onde privilegiar lealdade, se você trata todo mundo igual?

Quer dizer que você trata o infiel como você trata o fiel? Quer dizer que você trata o que o rejeita como trata o que o aceita?

Jesus amou todos, mas lidou com cada um de uma forma. Você precisa amar todos, mas a forma de lidar com cada pessoa será diferente, sim. Precisamos entender que Deus NÃO faz acepção de pessoas para a salvação. SALVAÇÃO, DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO.

Como falei, Jesus trabalhava com 5 níveis de relacionamentos:

- Multidão. Todo o povo;

- Irmãos. Havia coisas que Jesus falava com os irmãos;

- Os doze. Havia coisas que Jesus falava apenas com os 12 discípulos. E, algumas vezes, retirava-se com eles do meio da multidão. A Bíblia relata isso em vários trechos;

- Apenas três discípulos: Pedro, Tiago e João. Havia coisas que eram faladas apenas com Pedro, Tiago e João. Ele convocou esses três para orarem junto a Ele no momento mais difícil.

- Um. O mais íntimo, aquele que encostava a cabeça no ombro de Jesus, o discípulo João.

Vou ampliar a visão a esse respeito. A Bíblia fala em multidão, abra um grande círculo. A Bíblia fala de irmãos, 500 mais ou menos. Um círculo dentro do grande. A Bíblia fala dos 70, um círculo menor.

A Bíblia fala de apóstolos, 12. Um círculo ainda menor. A Bíblia fala dos três amigos, um círculo menor. Por fim, a Bíblia fala de um, João, o menor círculo.

Observe que quanto mais perto, mais diminui o número de pessoas. Quem, na Bíblia, Deus chamou de amigo? Apenas um: Abraão.

Quem a Bíblia relata que falou com Deus face a face? Apenas um: Moisés.

Quem a Bíblia relata que era homem segundo o coração de Deus? Apenas um: Davi. Então, como Deus trata todo mundo igual? O que podemos aprender com tudo isso?

No mundo social, há coisas que você fala para A e não fala para B. Há coisas que você fala para a liderança da igreja, mas não fala no microfone. Quem disse que você pode colocar todo mundo dentro da sua casa? Se assim o fizer, você ficará vulnerável. Quem disse que você pode passear com qualquer um? Tirar férias com qualquer pessoa? Quem falou isso?

Quero deixar claro que isso NÃO é acepção de pessoas, é ser seleto, e ter zelo com sua própria vida. Não permita que todas as pessoas conheçam as suas vulnerabilidades e fragilidades. Nem todos podem ter essas informações a seu respeito. Busque nos níveis de relacionamentos distinguir cada um e permitir que cada nível tenha as informações necessárias a seu respeito.

Gosto de uma frase que ouvi e me fez refletir: “Muitas pessoas morreram em Israel no dia em que Lázaro faleceu. Mas só ele tinha um amigo que sabia ressuscitar mortos. De quem você é amigo? Lázaro não era apóstolo, mas era amigo de Jesus.

Intimidade é melhor que cargo.

Drummond Lacerda disse: “Jesus chorou, mas a emoção não o impediu de ressuscitar Lázaro. Se o choro o parar, você não verá a alegria da ressurreição. Mesmo em lágrimas, chame seus “Lázaros” à vida! Quem são seus verdadeiros amigos?

Existem pessoas que o amam, conhecem as suas fragilidades e não irão julgá-lo e condená-lo, mas, acredite, nem todos pensam assim. Busque em Deus discernimento para selecionar aqueles que devem estar perto, pessoas que irão somar na sua vida e que você irá somar na vida delas.

Eu aprendi que escolher as minhas amizades determinará o meu destino!

*Trechos do livro Superação

Por Dione Alexsandra Ferreira - Publicitária, pós-graduada em Comunicação Digital; Professora do Centro de Treinamento Bíblico Rhema; autora dos livros "Superação" e "Jornada para a Liberdade", publicados pela Editora Reinar e integrante do Departamento de Comunicação do Centro de Operações do Ministério Verbo da Vida.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Faça o caminho de volta

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições