Feliz 2023!

Dividi o ano em duas partes, 20 e 23, representadas por dois Salmos hebraicos. Muito do que sonhamos e pedimos, está contido nestas poesias.

Fonte: Guiame, Edmilson Ferreira MendesAtualizado: sexta-feira, 6 de janeiro de 2023 às 16:45
Imagem ilustrativa. (Foto: Unsplash/Motor Akyurt).
Imagem ilustrativa. (Foto: Unsplash/Motor Akyurt).

2023 começou. Basicamente duas reações podem ser facilmente identificadas quando olhamos à nossa volta: riso e lágrima. Uma parcela comemora aquilo que entende como vitória. Outra parcela chora aquilo que entende como derrota. 

Em meio a estas definições bem reduzidas, existem inúmeras variações de ânimos, de expectativas, de comportamentos, de preferências, de espiritualidades, de visões, de valores. Porém, todos, independente do lado que estão, sonham com um feliz 2023. 

Então, dividi o ano em duas partes, 20 e 23, representadas por dois Salmos hebraicos. Muito do que sonhamos, esperamos e pedimos, está contido nestas poesias. Algumas linhas são extremamente assertivas para nossa caminhada no ano que se descortina. 

Juntei os dois primeiros versos do Salmo 20 com os dois últimos do Salmo 23. Veja como ficou, acompanhe:

“O Senhor te ouça no dia da angústia, o nome do Deus de Jacó te proteja. Envie-te socorro desde o seu santuário, e te sustenha desde Sião. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”

Nossas angústias precisam ser dirigidas para a pessoa certa. Podemos até recorrer a homens, porém devemos dedicar nossa devoção e confiança somente a Deus. Angústias desabafadas nas páginas digitais das redes sociais, via de regra, não encontram solução e nem consolo. 

Pessoas podem até dedicar um tempinho para ler o que escrevemos e até ouvir o que falamos, mas somente o Senhor tem amor e poder para combinar o ouvir com o proteger, e é disso que precisamos quando qualquer tipo de angústia nos ataca; sermos ouvidos, sermos protegidos.

E quando dirigimos nosso clamor à pessoa certa, além de ouvir e proteger, socorro real poderá ser enviado, pois de Sião e de seu santuário os filhos de Deus sempre receberão socorro em tempos de angústia. 

Santuário e Sião, figuradamente, estão em qualquer lugar que o Pai queira. Somos templos do Espírito Santo, pelo mundo todo “o Pai procura verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade”. Quando Cristo fez esta afirmação, Ele o fez para uma pessoa improvável num lugar improvável, uma mulher samaritana junto ao poço de Jacó.

Ele ouve, protege, socorre. Mas parece que os inimigos não cessam. É verdade. Mas também é verdade que Ele pode preparar um banquete na presença de inimigos que ficarão impotentes devido a um tipo de unção que não compreendem, pois o próprio Espírito é quem derramará o óleo sobre sua cabeça, lhe dando pensamentos, estratégias, ideias, planos, inspirações tais, que ninguém conseguirá resistir, fazendo então, seu cálice transbordar, tamanho o volume incalculável da graça que se derramará sobre sua vida.

Como tudo isso pode ser real? Afinal, são inimigos poderosos que me perseguem, são influentes, são famosos. Fique tranquilo, Deus te garante dois seguidores, e acredite, são mais que suficientes: a bondade e a misericórdia do próprio Deus! Se você der espaço e permitir que te sigam todos os dias da sua vida, viverá com a segurança daqueles que habitam na casa do Senhor e, na casa dEle, a proteção é garantida por Ele. 

E não é exatamente assim que nos sentimos quando estamos em nosso canto, no teto que Deus nos concede, seguros? O mundo ameaça, assusta, bota medo, mas da porta para dentro, com Jesus habitando junto, sabemos que podemos confiar.

Deus é amor. Deus é esperança. Deus é confiança. Deus é protetor. Deus é provedor. Deus é socorro. Deus é proteção. Deus é Pai. Deus é mais! Muito mais, sempre mais! De que Deus estou falando? Do Pai de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, somente Ele é. Vai com Ele, vai na paz que somente Ele dá, feliz 2023!

Edmilson Ferreira Mendes é escritor, pastor, teólogo, observador da vida.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Labirinto de dissimulados

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições