Mentiram a meu respeito. E agora?

Por mais vigilantes que sejamos na prática de virtudes não conseguimos impedir que mintam a nosso respeito. Nunca espere ética e justiça daqueles que usam e abusam da tática da mentira.

Fonte: guiame.com.brAtualizado: quinta-feira, 6 de novembro de 2014 11:17
mentira
mentira

mentiraNos últimos dias recebi muitas reclamações sobre calúnias, fofocas, mentiras. Seguindo o péssimo exemplo deixado pelos comitês das campanhas que animaram as últimas eleições, uns falam mentiras sobre outros sabendo que vai colar. E colando, o problema de provar que a informação é falsa é do agredido e não do agressor.

A indústria da mentira não cessa sua produção asquerosa. Ofende, machuca, arrasa. A mentira mexe com a honra, cria discórdias, semeia vinganças, provoca depressões. Pinóquio, tadinho, ficaria envergonhado se comparado com seus pares de carne e osso e, lógico, também com suas caras de pau.

E agora? O que fazer se formos nós os alvos desta praga? Existe um antigo conselho que gosto muito. Tenho tentado pautar minha vida por ele: Cuide de sua dignidade que Deus cuida da sua reputação.

A ideia é simples. Cuide em ser honesto, respeitoso e íntegro. Além disso não controlamos nada. E por mais vigilantes que sejamos na prática de virtudes não conseguimos impedir que mintam a nosso respeito. Nunca espere ética e justiça daqueles que usam e abusam da tática da mentira.

Isso mesmo, tática. Já se sabe, é comprovado. Uma mentira repetida exaustivamente acaba adquirindo ares de verdade. Um dia terminará por ser desmascarada, mas até que seja causará muitos estragos para as vítimas de suas garras.

Resumindo, é inútil sair de casa em casa tentando desmentir mentiras. É tarefa inglória. Por isso o conselho é muito bom. Lute para preservar sua dignidade. Sua reputação será protegida por Deus, pois só Ele vê tudo, sonda pensamentos e corações, sabe antecipadamente as reais intenções e, portanto, sabe a forma e o momento exato de fazer cair máscaras.

Em outras palavras, descanse nEle, espere nEle. Afinal, como afirma o último verso do Salmo 63, na Bíblia Viva, “Quem confia no Senhor vive feliz porque Ele tapará a boca dos mentirosos.”

Paz!


- Edmilson Mendes
e-mail: [email protected]
blog: calicedevida.com.br
twitter: @Edmilson_Regina

Siga-nos

Mais do Guiame