Tá difícil esperar?

Esperar é muito difícil. Expectativas, apreensões, medos, dúvidas, angústias, um variado cardápio de sentimentos envolve a espera daquilo que sonhamos.

fonte: Guiame, Edmilson Ferreira Mendes

Atualizado: Sexta-feira, 9 Dezembro de 2016 as 5:01

Sala de cinema. (Getty)
Sala de cinema. (Getty)

Todos os fãs ansiosos pelo final da trilogia. Cinema lotado. Então, ao final do filme se descobre que ainda não é o final, dividiram o último filme em duas partes, apenas daqui um ano se saberá como acaba a história tão aguardada. É frustrante. E pensar que tudo segue apenas a ótica comercial por parte dos estúdios que decidem dividir porque assim dobra-se o faturamento da franquia. Ou seja, depois de uma espera ansiosa para finalmente assistir o desfecho da história, agora será necessário esperar ainda mais um ano até o final tão aguardado, ufa! Mas tudo bem, fãs topam tudo pelo objeto do desejo, não é mesmo? Então vale a pena esperar...

E como exatamente os fãs esperam? Curtindo o universo que gostam. Revendo os filmes, consumindo produtos com a marca do filme. Jogando jogos que remetem ao filme. Conversando e trocando ideias e informações a respeito do filme. Acompanhando reportagens e entrevistas com os atores do filme e sugando cada segundo de cada novo trailer.

Como se vê temos muito a aprender com fãs de filmes. Eles vivem intensamente a ficção que resolveram curtir. Foram atraídos, querem usufruir a intensidade de cada narrativa, de cada cena, de cada efeito especial, querem enfim entrar naquele mundo que sabem ser irreal, mas com o qual encontram tanta identificação e prazer. Se por um lado é difícil esperar o desfecho final, para eles é também um prazer a espera, pois vão simplesmente acumulando informações e conexões que reforçarão a compreensão da linguagem e comportamento de cada personagem, possibilitando um aproveitamento integral do entretenimento que elegeram para si mesmos.

A vida real, no entanto, segue scripts bem diferentes. Esperar é muito difícil. Expectativas, apreensões, medos, dúvidas, angústias, um variado cardápio de sentimentos envolve a espera daquilo que sonhamos. Para complicar, esperar sem nada saber sobre quando e como as coisas finalmente acontecerão revela que simplesmente não temos o menor controle sobre as coisas. Mas... será que é assim mesmo?

Existe um componente que muda essa realidade. Este componente só é possível para aqueles que creem, é a fé. A fé, diferente do que muitos alardeiam, é inteligente e segue sua própria lógica, pelo menos a fé cristã. Pois cremos e esperamos no Deus criador e provedor de todas as coisas. Um Deus pessoal e próximo, que sempre esteve presente na história, não deixou sua criação órfã.

Exatamente por causa da fé, esperamos em movimento. Não ficamos estáticos. Não ficamos paralisados pelas tragédias da vida, pelas ameaças da economia, pelas corrupções que teimam em nos assaltar, pelas ideologias que insistem em afrontar nossa crença, nada disso nos encurrala em becos sem saída, definitivamente não! Cremos, por isso caminhamos. Cremos, por isso encaramos desafios. Cremos, por isso suportamos a derrota de hoje na certeza que ela se transformará em vitória. Cremos, por isso não nos impressionam as circunstâncias negativas ao redor. Cremos porque sabemos que Deus está vendo, monitorando e controlando todas as coisas, portanto aquilo que não compreendemos momentaneamente no tempo dEle será compreendido.

Se fãs são capazes de amar uma ficção e por ela esperar, será que não podemos esperar pelo Deus que nos ama? De fato amamos a Deus e seu Filho? Cremos ou não que Ele tem o melhor final para o filme das nossas vidas? Cremos ou não que em nossos particulares vales de sombra da morte Ele está presente? Cremos ou não que Ele ainda entra conosco em nossas pessoais covas de leões?

Sofremos as fraquezas da nossa humanidade? Evidente que sim. Cremos, porém continuamos enfrentando as consequências de seres caídos. Mas em Cristo é diferente. Como diz Paulo para a moçada de tessalônica, não somos como os demais que sofrem sem ter esperança, sofremos, mas temos esperança, sabemos para onde vamos, sabemos quem cuida de nós, sabemos em quem temos crido.

Pode ser que esteja difícil esperar, pode ser. Mas te convido a olhar com os olhos da fé para o Deus que tudo vê, Ele te ama e tem bênçãos específicas preparadas somente para você. Porém tudo virá e chegará no tempo e nos termos dEle. Creia, o melhor de Deus ainda está por vir.

Paz!

 

 *As opiniões aqui expressas são de exclusiva responsabilidade do autor do texto e não refletem necessariamente o posicionamento oficial do Portal Guiame.

veja também