MENU

Como preencher o vazio existencial?

Nossa alma anela e anseia por Deus. É somente o Espírito Santo que preenche o nosso vazio.

fonte: Guiame, Fernanda Thomaz

Atualizado: Quarta-feira, 15 Março de 2017 as 5:03

Pedido de ajuda. (Foto: Getty)
Pedido de ajuda. (Foto: Getty)

Quanto mais buscamos satisfazer os prazeres e as necessidades humanas, mais nos afastamos do nosso criador! O ser humano foi criado para se relacionar com Deus e quando não há este relacionamento, existe uma sensação de vazio quase indescritível e insuportável.

Me lembro de um tempo afastada de Deus, de sentir um buraco na alma, um vazio dentro de mim, uma angústia terrível, uma tristeza inconsolável, enfim... uma mistura de impotência e abandono.

Eu vivia uma vida sem propósito e posso afirmar que a dor do vazio existencial é maior que a perda de um ente querido ou de um amor não correspondido, até mesmo de uma traição.

Eu frequentava os eventos mais badalados da cidade, morava em um dos bairros mais nobres, tinha uma profissão glamurosa e estava onde muitos poderiam desejar estar. Mesmo assim, escondia dentro de mim e por trás do meu sorriso, uma dor e uma angústia terrível - era uma espécie de “contentamento descontente” - um vazio que não era preenchido por nada neste mundo. Eu ainda achava que se tivesse mais coisas, elas poderiam de algum modo preencher aquela lacuna, porém, via que era uma espécie de buraco sem fundo e o desespero tomava conta de mim.

Até que um dia, num momento de profunda reflexão, eu estava a ponto de tirar minha própria vida, a fim de acabar com todo o sofrimento. Então resolvi parar para refletir sobre o que poderia me trazer a felicidade imediata.

Eu estava afastada de Deus e não conseguia sentir a presença Dele, nem mesmo fazer uma oração. Então resolvi fazer um exercício mental, tentando encontrar algo que preenchesse o vazio do meu ser:

Se hoje eu me casasse com a pessoa dos meus sonhos e morasse em uma ilha paradisíaca, com uma família linda e perfeita, o meu vazio seria preenchido? Os meus problemas emocionais seriam resolvidos? A felicidade duraria por quanto tempo?

Se eu tivesse todos os bens materiais que o dinheiro pode comprar neste mundo, Por quanto tempo esta felicidade poderia durar? Alguns instantes, dias meses, anos? E quando eu me acostumasse com toda a riqueza: mansões, carros, aviões, barcos, castelos e ilhas particulares... o que restaria dentro de mim?

Percebi que mesmo que eu tivesse tudo isso, aquele vazio estaria lá, exatamente no mesmo lugar. Então cheguei à conclusão lógica e racional de que algo que não pode ser preenchido por coisas materiais, só se realiza no plano espiritual! Foi aí que senti uma vontade incontrolável de um verdadeiro encontro com o meu Criador, decidi abandonar tudo para seguir a Ele! E com certeza esta foi a melhor decisão de toda a minha vida! A sensação de preenchimento do vazio da alma é inexplicável, a alegria do espírito é algo sobrenatural e impossível de descrever com o vocabulário humano - talvez somente com a língua dos anjos.

Nossa alma anela e anseia por Deus, é somente o Espirito Santo que preenche o vazio do ser humano!

Jesus disse: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?" Lucas 9:23-25

Salomão, que teve milhares de mulheres, súditos e foi um dos homens mais ricos que já pisou na face da terra, nos traz uma valiosa reflexão a acerca da vida: "Vaidade, vaidade, tudo é vaidade... É como correr atrás do vento!”.

“É lícito gozar os bens que Deus nos deu, mas estes não podem satisfazer a alma”, diz a introdução do capítulo 6 do livro de Eclesiastes.

Deus nos criou e deu o privilégio de nos relacionarmos com Ele, no entanto, a sociedade hedonista tenta a qualquer custo colocar o homem no centro de tudo. Mas a verdade é que temos que estar no centro da vontade de Deus! Negar a nós mesmos e seguirmos a Ele não quer dizer que faremos voto de pobreza ou se esconder numa caverna. É na verdade, depender Dele, ter fé e confiar que Ele cuidará de todas as áreas de nossas vidas.

A busca incessante pelos bens materiais e por acumular riquezas, fama e fortuna é fruto de uma sociedade cada vez mais individualista, vazia e sem Deus. Pesquisas relevam que quanto maior o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano de um país, maior a taxa de suicídio. Em países como o Brasil, vemos uma tolerância maior com relação às adversidades da vida. Porém mesmo assim, temos a enganosa ideia de que se um dia tivermos muito dinheiro seremos muito felizes.

A busca por dinheiro, sexo, drogas, relacionamentos, amigos, "clubinhos sociais" é muitas vezes uma maneira de anestesiar a dor e o sofrimento pela falta da presença de Deus e o relacionamento íntimo com Ele.

A palavra “religião” quer dizer "religar" é na verdade uma forma de religar o homem à Deus, porém, precisamos abandonar a "religiosidade" para ter um verdadeiro encontro com o nosso Criador.

Hoje sinto alegria mesmo em meio às adversidades da vida, mesmo quando estou triste me sinto feliz! É algo que de fato não dá para explicar, somente sentir! E sentir a presença de Deus e do Espírito Santo é a melhor sensação do mundo!

 

*O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

veja também