MENU

O que preciso deixar de ser, o que preciso ser

Devemos nos arrepender do pecado e pôr nossa confiança em Cristo. Precisamos fazer morrer nossa natureza terrena e revestir-nos do novo homem

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Sexta-feira, 4 Abril de 2014 as 4:05

Imagem_Referência: Colossenses 3.5-12

INTRODUÇÃO

- Esta noite é hora de balanço, de avaliação. Avançar para a fronteira do novo ano sem analisar o que se passou não é prudente. Precisamos despojar-nos de algumas coisas e revestir-nos de outras. Precisamos abandonar algumas coisas e adotar outras.
- A vida cristã tem dois lados: um negativo e outro positivo. Ser cristão é deixar de ser e fazer alguma coisa, para ser e fazer outras coisas.
- Devemos nos arrepender do pecado e pôr nossa confiança em Cristo. Precisamos fazer morrer nossa natureza terrena e revestir-nos do novo homem. Precisamos abominar o mal e amar o bem.
- Nesta noite, vamos ver o que precisamos deixar de ser e o que precisamos ser.

I. O QUE PRECISAMOS DEIXAR DE SER

1. Uma pessoa intolerante
- Tem gente que é igual Nabal, dura no trato e ninguém pode lhe falar Tudo é na ponta da faca, só age com dureza, só fala com rispidez. Meu irmão deixa de ser cricri, de ser intolerante com as pessoas. Aprenda a fazer elogios, a encorajar as pessoas. Seja agradável com as pessoas. Jesus era cheio de graça. Ele tinha a capacidade de atrair as pessoas.
- O maior gesto de maturidade é ser parecido com Jesus. O alvo da vida cristã é atingir a plenitude da estatura de Cristo. A marca de Jesus é que sempre que as pessoas ficavam perto dele, saiam mais animadas com a vida.
- A Bíblia diz: “Assim como quereis que os homens vos façam, fazei vós também” (Lc 6.31).

2. Uma pessoa pessimista
- Uma pessoa pessimista olha para vida com lentes escuras. Ele só enxerga problemas, só vê dificuldades, só conversa sobre tragédias, só olha para vida pelo lado mais sombrio.
- Ah, o PIB vai cair mais ainda em 2006. A violência vai aumentar em 2006. O desemprego vai fechar a porta para meu filho que está se formando. Eu não vou conseguir passar naquele vestibular. Eu não vou conseguir passar naquele concurso. Eu não vou conseguir fechar as minhas contas. Eu não vou conseguir mais uma vez realizar os meus sonhos.
- Os dez espias de Israel viram a terra prometida, mas viram também gigantes e se consideraram gafanhotos. Eles disseram: somos insetos, vamos ser pisoteados, esmagados. Não podemos. Somos impotentes.
- Jesus disse: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão”.

3. Uma pessoa rancorosa
- Tem gente que parece ter um poço de amargura jorrando continuamente de dentro do coração. Gente de mal com a vida. Está sempre resmungando, reclamando da família que tem, da casa que mora, da roupa que veste, da comida que come, da igreja que freqüenta.
- Uma pessoa amargurada vive perturbada e contamina os outros. Hebreus 12.15 diz: “… nem haja raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados”.
- Irmão apague essas memórias amargas. Delete esses arquivos que azedam o seu coração. Sepulte o passado no passado. Se você não perdoar, você será escravo da pessoa que você menos gostaria de conviver.

4. Uma pessoa hipersensível
- Deixa de ser vítima, de viver resmungando pelos cantos, dizendo que ninguém gosta de você, que ninguém se importa com você, que ninguém dá oportunidade para você. Pare com essa mania de pensar que você é um coitadinho, incapaz.
- Levante a sua cabeça. Assuma o seu papel no seu lar, na sua escola, no seu trabalho, na sua igreja. Você tem valor, você é especial para Deus. Você é filho de Deus, ovelha de Cristo, santuário do Espírito Santo, menina dos olhos de Deus, a herança de Deus, a delícia de Deus. Olhe para a vida com os olhos de Deus. Deixa se encolher e viver na caverna.

5. Uma pessoa incrédula
- Eu acho isso muito difícil de Deus fazer. Isso é impossível de acontecer. O tempo dos milagres acabou. Deus não age mais assim hoje. Não podemos esperar mais a intervenção de Deus. As orações não podem mudar os acontecimentos.
- Mas Jesus lhe diz: “Não temas, crê somente”; “se creres, tudo é possível ao que crê”; “se creres verás a glória de Deus”. Hebreus 11.6 diz: “De fato sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna o galardoador dos que o buscam”.
- Você quer ter mais fé? Romanos 10:17 diz que a fé vem pelo ouvir a palavra de Cristo. Leia a Bíblia.

6. Uma pessoa descomprometida com Deus e com sua igreja
- Deixe de ser um crente fajuta, um crente turista, um crente de temporada, que vem a igreja apenas em ocasiões especiais, ou que chega sempre atrasado na casa de Deus e sai mais cedo.
- Deixe de ser um crente fiscal da vida alheia. Olha para a sua própria vida. Veja a trave que está no seu olho, antes de apontar o cisco do olho do seu irmão.
- Deixe de ser um crente oba-oba, que vem a igreja apenas para um desencargo de consciência, mas que durante a semana não tem nenhum compromisso com Deus.
- Deixe ser um crente analfabeto da Bíblia que tem na ponta da língua a escalação do seu time, mas não sabe o nome dos apóstolos de Jesus. Que conhece todas as piadas dos programas humorísticos, mas jamais verteu uma lágrima por aqueles que estão para o inferno.
- Deixe de ser um crente carnal, impuro, que vive chafurdado em pornografia, que vive rebuscando o lixo da internet, que vive com os olhos empapuçados de impureza e o coração cheio de lascívia. Deixe de viver na prática inveterada do pecado. Aquele que vive pecando nunca viu a Deus.
- Deixe de ser infiel ao seu cônjuge. Deixe de tratar seus filhos com amargura. Deixe de tratar os seus pais com ingratidão.

II. O QUE PRECISAMOS SER

1. Uma pessoa cheia do Espírito Santo
- Ser cheio do Espírito Santo é uma ordem. Não temos opção. Não é uma recomendação, mas um mandamento. Não ser cheio do Espírito Santo é pecado.
- O apóstolo Paulo diz: “E não vos embriagueis com o vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18). Há aqui uma semelhança e um contraste. A semelhança: uma pessoa bêbada está sob o efeito do álcool. Ela perde o controle da sua personalidade. Perde a inibição. Uma pessoa cheia do Espírito, também está sob o controle do Espírito, ela recebe poder.
- O contraste: o vinho produz dissolução, o enchimento do Espírito domínio próprio. O vinho traz vergonha, o enchimento do Espírito alegria e honra; o vinho é depressivo, o enchimento do Espírito estimulante: adoração, comunhão, gratidão, serviço.
- Você é uma pessoa cheia do Espírito? Há poder na sua vida? Você vive em santidade? Há graça em suas palavras? Há paixão pelos perdidos em seu coração?

2. Uma pessoa alegre
- A Bíblia diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez, digo: alegrai-vos” (Fp 4.4).
- Pv 15.13: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate”.
- Pv 17.22: “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos”.
- Uma pessoa alegre atrai, mas uma pessoa ranzinza afasta as pessoas. Tem gente que vive reclamando: ta doendo aqui, ta doendo ali. Humm, minha cabeça. Humm minha barriga. Hum as minhas pernas. Ai dá doendo… Meu irmão, sua mulher merece um troféu para agüentar todas as suas murmurações. Minha irmã, seu marido é um herói, para agüentar todo o seu mau humor.
- Jesus trouxe alegria. O Reino de Deus é alegria. O Fruto do Espírito é alegria. A ordem de Deus é alegrai-vos. Alegria vai ser o clima do céu eternamente!

3. Uma pessoa amorosa
- Os discípulos de Cristo não são conhecidos no mundo por serem presbiterianos, calvinistas, reformados, conhecerem a confissão de fé, ou serem pentecostais carismáticos, mas pelo amor.
- Jesus disse: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros” (Jo 13.34,35).
- O apóstolo Paulo diz que o amor é o vínculo da perfeição (Cl 3.14).
- O homem ama, mas só Deus é amor. É da essência do ser de Deus ser amor. Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.
- Os dois maiores mandamentos da Palavra de Deus estão ligados ao amor: Amar a Deus e ao próximo.
- Você tem demonstrado amor dentro da sua casa? Sua esposa pode afirmar isso? Seu marido pode atestar isso? Seus filhos têm recebido seu amor? Seus pais são banhados pelo óleo do seu amor?
- Você tem verbalizado para as pessoas o quanto você as ama? Não adianta mandar flores para o funeral. Agora é hora de manifestar seu amor!
- Ilustração: o homem que levava um buquê de flor para colocar na sepultura da esposa e viu uma criança chorando porque não podia comprar uma rosa para dar à sua mãe no seu aniversário. Ele deu o buquê de rosa para a menina.

4. Uma pessoa generosa
- O princípio de Deus para você receber, é dar.
- Como devemos dar? “Daí e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” (Lc 6.38). – Ilustração: como o pipoqueiro enche a sacola de pipoca.
- Não é dar para receber. Não é barganha nem troca.
- E o desejo de dar sem ter tempo para receber. O dinheiro é uma semente, você semeia, um dia você colhe, muito mais do que semeou. Quem semeia com fartura com abundância ceifará.
- Ilustração: Presbítero Adilson (me hospedei em sua casa e ele me deu uma oferta).
- Minha experiência nos Estados Unidos – ofertar às pessoas mais carentes e o que Deus nos deu.
- A semente que frutifica não é a que você come, mas a que você semeia.
- Acumular só para você dá ferrugem e traça. Um dia seremos julgados pela generosidade: Mateus 25.31-46.

5. Uma pessoa pontual nos seus compromissos
- Se você é uma pessoa responsável você chega na escola na hora certa, porque se chegar atrasado não pode entrar. Você chega no trabalho na hora certa, porque se não é mandado embora. Você chega no aeroporto na hora certa, porque se não perde o vôo. Por que só na igreja você pensa que pode chegar atrasado? Será que Deus não merece o seu melhor?
- Quando eu chego atrasado estou dizendo: que o meu tempo é mais importante do que o tempo dos outros; que o que eu faço é mais importante do que os outros fazem; que eu não me importo com os outros.
- Seja pontual e fiel na devolução dos dízimos e ofertas. Se todos os crentes fossem como você, ela poderia estar com suas portas abertas? Você tem sido fiel nos dízimos? Quando você está fazendo seu envelope de dízimo, Jesus pode dizer-lhe: “Bom está servo bom e fiel”? Faça prova de Deus. Comece a ser um dizimista fiel em 2006. Tape a boca do devorador na sua vida. Deus vai abrir as janelas do céu e derramar sobre sua vida bênção sem medida.

6. Uma pessoa comprometida com a oração e com a Palavra
- Faça o compromisso com Deus de ler a Bíblia toda este ano. Se você ler três capítulos por dia você lê a Bíblia toda num ano.
- Faça o compromisso com Deus de ser um crente dedicado à oração. Comece sua terça-feira na igreja, às 6.30h. Daniel orou no capítulo 2 e Deus livrou os sábios da Babilônia da morte. Daniel orou no capítulo 6 e Deus fechou a boca dos leões. Daniel orou no capítulo 9 e deus mandou um anjo voar para lhe trazer a notícia de que ele era muito amado no céu. A igreja primitiva orou e o Espírito foi derramado. A igreja orou e as portas das prisões se abriram. A igreja orou e o evangelho espalhou-se com poder.
- Desligue sua televisão da novela e venha para a igreja na quarta-feira à noite. Temos pão quente do céu para você. Deixe de saturar sua alma com o lixo das novelas.
- Você quer uma vida vitoriosa? Dedique seu coração para ler, meditar, viver e ensinar a Palavra de Deus.
- Dê bíblia de presente para seus parentes e amigos. Temos um Novo Testamento da UPH que custa 1,50.
- Seja um aluno assíduo da Escola Dominical.
- Evangelize alguém. Ganhe pelo menos uma alma para Jesus. Discipule alguém. Não enterre esse tesouro que é a Palavra de Deus.


- Rev. Hernandes Dias Lopes

veja também