MENU

Um crente a reboque

Um crente a reboque

Atualizado: Quinta-feira, 27 Março de 2014 as 2:40

crenteReferência: Gênesis 19.1-38
 
INTRODUÇÃO
 
Ló é símbolo de um crente fraco, trôpego, mundano, que vive dando problemas e deixa de ser bênção. Não influencia, não tem autoridade para testemunhar, não produz frutos. É um crente a reboque. 
Eis o assunto que abordaremos nesta mensagem.
 
I. UM CRENTE A REBOQUE VIVE NA SOMBRA DOS OUTROS E NÀO NA PRESENÇA DE DEUS
 
Ló acompanha Abraão desde Ur dos Caldeus. Aonde Abraão vai, Ló vai atrás. Abraão andava com Deus. Ló vivia na sombra de Abraão (11:31).
Siquém… Betel… o Oriente. Ló segue à sombra de Abraão. Descida ao Egito e volta a Betel. Ló o segue sempre (12:4; 13:1; 13:5).
Abraão levanta altares a Deus. Ló nunca levantou um altar a Deus. Ló armava suas tendas para Sodoma. Ilustração: Você vê o veleiro com as velas enfunadas? Vê a conoa que lhe está presa? Ela não faz esforços, deixa-se puxar, sem lutar contras as forças das ondas. Segue no rastro de seu “trator”. Por pouco não se gloria de avançar tão bem como o outro. O primeiro barco me faz pensar em Abraão, o segundo em Ló.
Ló é o retrato de um crente rebocado. Cortada a amarra que liga os dois botes, um prossegue em sua corrida, o outro avança ainda um pouco sob o impulso, depois pára, entregue apenas ao sabor das ondas.
Triste imagem do Ló moderno = Por tanto tempo “puxado” e rebocado por um cônjuge fiel, por pais piedosos. Se é privado desse convívio, perde o entusiasmo, cede logo ao desânimo, abandona finalmente a corrida.
Quando Ló ficou sozinho, ele foi em direção a Sodoma. Ali afligiu a sua alma. Ali mergulhou sua família num lugar tenebroso.
A vida de Ló só está bem com Deus enquanto está na companhia de Abraão. Ele não anda com Deus sozinho. O crente rebocado precisa de muleta. Ilustração: O rei Joás começou a reinar com sete anos. “Fez Joás o que era reto perante o Senhor todos os dias do sacerdote Joiada” (2 Cr 24:1). Depois que Joiada morreu, o rei se corrompeu (2 Cr 24:17-25).
 
II. UM CRENTE A REBOQUE VIVE MAIS APEGADO AO MUNDO (COISAS MATERIAIS) DO QUE INTERESSADO DAS COISAS DE DEUS (COISAS ESPIRITUAIS)
 
1. Na hora de separar-se de Abraão, Ló revela ganância e apego às coisas materiais – 13:10
Ló dava mais valor ao ter do que ao ser. Abraão não tem apego à terra. Ló não tem apego ao céu. O coração de Ló estava posto nas coisas materiais e não em Deus. Seus olhos se enchem com as riquezas do mundo. Seu prazer não está em Deus, mas no dinheiro. 
Ló perde o que cobiça e Deus dá a Abraão toda a terra que Ló cobiça (13:14-15).
 
2. Ló caminha na direção de Sodoma, a cidade condenada – 13:12-13
Ló vai para a cidade iníqua, para a cidade da perversidade mais gritante. Ló vai armando as suas tendas. Vai entrando no espírito da cidade. Ló leva a sua família para Sodoma. Para ele o status, o sucesso, a fama, a riqueza valem mais do que a vida espiritual da família.
Ló se mistura, se envolve. Deus nos alerta: 1) 1 João 2:15 “Não ameis o mundo, nem as cousas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”. 2) Tiago 4:4 “Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus”.
Há muitos filhos de Deus vivendo em Sodoma. Perderam seus absolutos. Estão mais entusiasmado com as riquezas do mundo do que com as glórias do céu. Estão mais fascinados com o brilho de Sodoma, do que com a glória de Deus.
Ló é rebocado de Sodoma, preso e espoliado. Abraão o liberta e ele volta para Sodoma (14:12-14).
 
3. Ló torna-se juiz da cidade, mas não influencia a cidade – 19:1
Poderíamso pensar: Que bênção! Ló está prosperando. Ele tem projeção na cidade. Ele exerce uma função de prestígio, mas ele não influencia, ele não testemunha, ele não faz diferença.
O clamor da cidade aumenta. O pecado da cidade cresce. Ló não ora. Ló não intercede. Ló não testemunha. Ló se mistura. Ló está anestesiado espiritualmente. Ele não se apercebe que o juízo de Deus está prestes a cair sobre a cidade. Ele é um crente acomodado, dormindo o sono da morte entre os mortos espirituais.
Temos crentes nas Escolas, nas Universidades, nas Instituições Públicas, nos Hospitais, no Comércio, na Indústria, em todo o lugar. Estamos fazendo diferença? Estamos dizendo: “eu sou do Senhor?”
 
4. Ló vive uma vida dupla
Quando os anjos de Deus chegam: “ele se prostra com o rosto em terra”. Quando os libertinos e devassos sodomitas cercam a sua casa para abusarem de seus hóspedas, ele os chama de “meus irmãos”. 
Ló quer ficar bem dos dois lados. Mas os sodomitas descobrem a hipocrisia de Ló e o chamam de “estrangeiro”. Ló os chama de “irmãos”, mas eles os chamam de “estrangeiro”. Triste coisa é fazer concessão ao mundo. 
O mundo tem faro. A Pedro disseram: “tua linguagem te faz conhecido”.
 
5. Ló perde o referencial de moralidade pelo seu envolvimento com o mundo
“Não façais mal…”, “Eis que tenho duas filhas, virgens, eu vos trarei; tratai-as como vos parecer” (19:7,8). Quê? Para evitar uma tragédia, lançar mão de um mal tão grave? O que significa esta maneira amoral de agir? É a escapatória de um crente rebocado que, conhecendo a Deus não andou com ele.
Esse comportamento decepcionante é uma prova evidente de que a consciência do crente que navega em águas turvas acaba por se embotar completamente.
 
III. O CRENTE A REBOQUE INTERESSA-SE MAIS PELA PROSPERIDADE DA FAMÍLIA DO QUE PELA SALVAÇÃO DA FAMÍLIA
 
1. Ló casa-se com uma mulher que amava mais as coisas do mundo do que a Deus
A mulher de Ló não era convertida. Ló não buscou a vontade de Deus para se casar. O coração da sua mulher estava arraigado em Sodoma. Ela amava a riqueza e não a Deus, o mundo e não o céu. As coisas de Deus não empolgavam a família de Ló.
 
2. Ló não ministrou à sua esposa
Ló não ora com a família. Ló não fala de Deus para a família. Ló depois de liberto das mãos dos conquistadores, volta para Sodoma e para lá leva a sua família. Jó não ajudou a sua mulher a crer na Palavra de libertação que o anjo lhes trouxe.
 
3. Ló torna-se juiz da cidade, mas não é sacerdote do seu próprio lar
Ló era homem de projeção, cuidava dos problemas dos outros; mas não orava com a família, não ensinava as coisas de Deus para a sua família. Ilustração: a) Eli – sacerdote e profeta; b) Davi – rei. 
Muitos lares hoje estão em crise. Morreu o culto doméstico. Não há comunhão ao redor da mesa. A TV ocupou o altar da família.
 
4. As filhas de Ló são entregues para namorar e casar com homens que não temem a Deus
Abraão mandou buscar esposa crente para o seu filho Isaque. Ló entrega as suas filhas aos moços de Sodoma que cassoam e tripudiam da Palavra de Deus.
Quantos pais têm orado pelo casamento de seus filhos? O namorado de sua filha, é filho de Deus?
Ló se propõe a entregar suas filhas aos próprios libertinos.
 
5. Ló não tem autoridade para pregar para os seus genros
a) Quando ele lhes fala – pensam que está fazendo gracejo = Os jovens não levam a sério a palavra de Ló. Talvez Ló nunca tivesse falado sério com eles. Por isso, não acreditaram agora.
b) Ló prega para os genros, mas não vive o que prega = Manda-os sair da cidade condenada. Mas ele mesmo está agarrado a ela. Só sai rebocado!
 
IV. UM CRENTE A REBOQUE É ÁGIL PARA IR PARA A CIDADE DO PECADO, MAS LERDO PARA SAIR DELA
 
1. Ló vê e cobiça as campinas do Jordão – 13:10
Ló foi dirigido pelo olhar e não pela fé. Ele viu e desejou. Ele viu e cobiçou. Sua ganância era maior do que a sua fé. Sua cobiça era maior do que o seu compromisso com Deus. Para ele o dinheiro era mais importante do que a santidade. Para ele a riqueza era mais importante do que a salvação da sua família.
 
2. Ló caminha na direção da cidade do pecado – 13:12-13
“Ló nas cidades da campina, ia armando as suas tendas até Sodoma. Ora os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor”. Ló não consegue ler as placas de perigo da estrada. Ele avança todos os sinais vermelhos. Ele está cego pelo desejo de sucesso. Ele vai perdendo sua sensibilidade espiritual. Ele vai se misturando com aqueles que zombam de Deus e já não sente mais tristeza por isso.
A decadência mroal de Sodoma era terrível: a) Desnatural (Rm 1:26,27); b) Desavergonhada (em público); c) Violência (querem abusar dos estrangeiros); d) Obstinados (mesmo depois de cegos procuram a porta para atacar Ló); e) Generalizado (velhos e moços).
 
3. Ló é solenemente avisado por Deus – 14:12
Ló é preso em Sodoma com toda a sua família. Seus bens são saqueados. Ele é rebocado de Sodoma pelos próprios inimigos. Ali Ló deveria ter acordado. Ele deveria ter entendido ali que Sodoma não era o lugar para ele viver com a sua família. Mas Ló não tem mais discernimento espiritual.
 
4. Ló volta para Sodoma depois de ter sido retirado de Sodoma – 14:16;19:1
Ló volta para Sodoma com toda a sua família. Envolve-se mais fundo ainda com a cidade condenada. Ló vai criando raízes em Sodoma. Agora já faz parte da estrutura da cidade. Agora é juiz da cidade. Suas filhas namoram com jovens da cidade. Sua mulher ama as riquezas e o pecado da cidade. O coração da família de Ló está em Sodoma.
 
5. Ló exita em sair de Sodoma
Os anjos de Deus chegam em Sodoma para destruir a cidade porque lá não havia nem dez justos. Os anjos apertam com Ló, mas ele demora. Os anjos o arrastam, o despejam, o tiram a força da cidade condenada. E quando já estavam fora da cidade, um anjo lhe disse: “Livra-te, salva a tua vida, não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças”. 
a) Não há segurança para Ló onde ele estava = Assim também se você não sair da sua Sodoma, se você não deixar o seu pecado, se você não se converter, você vai perecer. Não há segurança para você em seus pecados não perdoados. Na há esperança para você; ou você foge deste mundo tenebroso, da ira vindoura ou então você morrerá nos seus pecados. Não há segurança para você no seus pecados não abandonados. Não há salvação para o bêbado se não deixar a bebida. Não há salvação para o impuro, se ele não deixar a impureza. Não há salvação para o mentiroso, se ele não abandonar a mentira. 
b) Se Ló está para ser salvo, ele deve sair da cidade condenada a toda pressa = Ló precisa deixar seus antigos companheiros, seus antigos confortos. Ló não pode parar para argumentar. Ficar em Sodoma é perder tudo: os bens, a família, os amigos, a própria vida. Ficar em Sodoma é perecer depois de ter sido avisado. A mensagem para Ló veio na última hora. Naquela mesma manhã que Ló saiu da cidadse, ela foi destruída pelo fogo de Deus. Mais um dia em Sodoma seria tarde demais!
 
6. Ló só saiu de Sodoma rebocado, à força, na marra – 19:16
Seu coração ficou lá, porque lá estavam os seus tesouros. Seus bens pereceram lá. Seus amigos pereceram lá. Seus genros pereceram lá. Sua mulher olhou para trás e foi transformada numa estátua de sal. Ló saiu de Sodoma na última hora. Foi salvo com cheiro de fumaça.
 
CONCLUSÃO
 
1. Por que Ló é rebocado de Sodoma?
a) Porque Deus é misericordioso – 19:16
b) Porque Abraão intercedeu por ele – 19:29 – No capítulo 14 Abraão salva Ló pela espada. No capítulo 19 Abraão salva Ló pela oração. Abraão tinha orado naquela noite por Sodoma e por Ló. Por isso, Deus livrou Ló. Hoje, enquanto estou lhe falando, quem sabe sua mãe, seu pai, sua esposa, seu marido, seus pais, seus filhos, seus avós estejam orando por você.
 
2. Tudo aquilo em que Ló investiu na vida, pereceu
a) Todos os seus bens pereceram – Ló não salvou nem um cabrito. Péssimo investimento para quem colocou o seu coração na riqueza da terra e não ajuntou tesouros no céu. 
b) A Família de Ló terminou em grande tragédia
b.1) Sua mulher virou uma estátua de sal.
b.2) Seus genros viraram cinza e pereceram no juízo da cidade
b.3) Suas filhas tornaram-se suas mulheres. Tornou-se avô de seus filhos e pai dos seus netos.
b.4) Sua descendência – Moabitas e Amonitas foram um pesadelo ao longo dos séculos para o povo de Deus. Prostraram-se diante de deuses falsos. Triste herança para um crente rebocado, que amou o mundo e perdeu tudo, exceto a salvação, por causa da misericórdia de Deus. Irmãos, a vida de Ló, é uma trombeta solene de Deus para nós hoje! Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à igreja!!!
 
 
- Rev. Hernandes Dias Lopes
 

veja também