Diário de Viagem: O Cenáculo

Não existem palavras para descrever o que significa estar no mesmo lugar onde Jesus esteve realizando a ceia com os Apóstolos, os quais depois foram cheios do Espírito Santo.

Fonte: Guiame, Joel EngelAtualizado: sexta-feira, 12 de junho de 2015 às 20:16

Um dos muitos lugares importantes que visitamos em nossa peregrinação à Israel, foi o Cenáculo, onde aconteceram fatos marcantes na vida de Jesus, dos apóstolos e da Igreja. Ali, Cristo realizou a última ceia com seus discípulos, como lemos em Mateus 26: 17-19:

"Ora, no primeiro dia dos pães asmos, vieram os discípulos a Jesus, e perguntaram: Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa? Respondeu ele: Ide à cidade a um certo homem, e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a páscoa com os meus discípulos. E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara, e prepararam a páscoa".

Segundo o livro de Atos, foi naquele lugar, tão cheio da presença de Deus até hoje, que depois da ressurreição, Jesus apareceu aos discípulos por duas vezes, tirando as dúvidas de Tomé, que não estando presente na primeira aparição, havia dito que só acreditaria vendo (Jo 20:29).

Pentecostes
Sete semanas após a Páscoa, quando os judeus subiram a Jerusalém para comemorar a festa de Pentecostes, os discípulos se reuniram outra vez no Cenáculo. Foi quando, de repente, veio sobre eles o Espírito Santo, capacitando-os a falarem em línguas e serem entendidos por judeus de várias nações que ali estavam. Assim, puderam começar a evangelização de todos os povos da terra.

E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;

E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.

E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.

E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?

Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?

Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia,

E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,

Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.

E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?

E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.

Atos 2:1-13

O mais impressionante é que estivemos neste lugar no período da Festa de Pentecostes! E como nos dias de Atos dos Apóstolos, nossa caravana também teve um tempo para orar em línguas, conforme o Espírito Santo concede a cada um.

Não existem palavras para descrever o que significa estar no mesmo lugar onde Jesus esteve realizando a ceia com os Apóstolos, os quais depois foram cheios do Espírito Santo.

Oração:
Oro para que Deus nos conceda esta mesma graça de sermos cheios do Espírito Santo para evangelizarmos as nações como os apóstolos fizeram.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições