A lei do amor e a essência de Deus

“E naquele dia, diz o SENHOR, tu me chamarás: Meu marido; e não mais me chamarás: Meu senhor” (Os 2.16)

Fonte: GuiameAtualizado: terça-feira, 16 de setembro de 2014 às 11:39
A lei do amor e a essência de Deus
A lei do amor e a essência de Deus

A lei do amor e a essência de Deus“Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças” (Dt 6.5)

O maior mandamento se inicia com o verbo amar. A essência de Deus é o amor, pois a Palavra diz que “Deus é amor”. Sendo assim, Ele precisa amar e Ele ama.

Imagine a luz: ela tem a função de iluminar.  Esta é a sua natureza. Se ele não puder iluminar, não há razão de ser o que é.

Uma mãe precisa cuidar dos filhos, se ela não puder faze-lo, ficará frustrada, triste, infeliz.

Assim também é Deus.

Entendendo Deus
No livro do profeta Oseias, Deus cita Israel como sua esposa.

“E naquele dia, diz o SENHOR, tu me chamarás: Meu marido; e não mais me chamarás: Meu senhor” (Os 2.16)

Israel traiu a Deus, adorando a baal e, por causa disso, o Senhor fala que vai castigar seu povo como o marido que é traído pela esposa.

Castigá-la-ei pelos dias dos Baalins, nos quais lhes queimou incenso, e se adornou dos seus pendentes e das suas jóias, e andou atrás de seus amantes, mas de mim se esqueceu, diz o SENHOR (Os 2. 13)

Deserto
Deus diz que vai levar o seu povo ao deserto para provar seu coração... isso porque eles traíram a Deus, se prostituindo com a adoração a baal.

(Os. 2:14-18).
14 Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração
15 E lhe darei as suas vinhas dali, e o vale de Acor, por porta de esperança; e ali cantará, como nos dias de sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito.
16 E naquele dia, diz o SENHOR, tu me chamarás: Meu marido; e não mais me chamarás: Meu senhor.
17 E da sua boca tirarei os nomes dos Baalins, e não mais se lembrará desses nomes.
18 E naquele dia farei por eles aliança com as feras do campo, e com as aves do céu, e com os répteis da terra; e da terra quebrarei o arco, e a espada, e a guerra, e os farei deitar em segurança.

Deus está agindo como um marido apaixonado, que castiga se for traído, mas que também está disposto a perdoar, dando segurança e os melhores presentes se Israel esquecer-se de baal.

Chuva como declaração de amor
E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor. E acontecerá naquele dia que eu atenderei, diz o SENHOR; eu atenderei aos céus, e estes atenderão à terra. E a terra atenderá ao trigo, e ao mosto, e ao azeite, e estes atenderão a Jizreel. (Os. 2:20-22)

Interpretando este verso, vemos que Deus está dizendo que vai mandar a chuva e colheitas abundantes como uma declaração de Amor ao seu povo. Mas esta promessa é para aqueles que têm intimidade, como uma esposa fiel.

Se você quer entender a Deus, imagine um casal apaixonado: Ambos exigem o amor um do outro. Ambos querem ter o primeiro lugar na vida um do outro. A pessoa que ama exige e dá o primeiro lugar de sua vida para a pessoa amada.

O primeiro pensamento do dia é para a pessoa que você ama. A primeira palavra é para pessoa amada.

Quem ama sempre pensa em dar o melhor e mais precioso presente para a pessoa amada.

Assim também é com Deus. Deus ama você com um amor imensurável! Muito maior do que você possa imaginar. Seu amor é profundo, largo, alto, comprido, longo ...

“...Possam perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus” (Ef. 3:18,19).

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16)

Experiência pessoal
Em 2011, Deus me mostrou que a situação de seca, miséria e deserto que havia no Sul do Brasil era por esses motivos: O Seu povo (cristão) estava agindo como os hebreus agiam em Israel, quando Deus falou com o profeta Oseias.
 
Vejamos o que Deus exigia da sua esposa (Israel) e assim temos ideia do que Ele exige de nós:

Amor de todo coração, alma e todas as forças (Dt 6:4-6)

Um dia por semana somente para Ele: Deus estabeleceu para seu povo Israel um dia (Sábado) para estar somente com Ele.

Ele também exige as primícias para Ele

Conclusão
Os apaixonados têm um dia especial para se encontrar e dedicam toda sua atenção para a pessoa amada. Assim também é Deus: quer relacionamento de intimidade e qualidade de tempo conosco.

Muitos me perguntam: “como é possível ter mais intimidade e unção?”

Desde que me converti, eu tenho o hábito de dar as primeiras horas do dia para Deus (Primícia). 

O primeiro pensamento, a primeira palavra... Tudo que vem primeiro, o mais importante e valioso é para Ele.

No fim de semana, (Sábado e domingo) tenho o hábito de sair para ficar a sós com Deus. Isso ganhou um valor muito grande para mim e ultimamente, preciso fazer isso todos os dias.

É uma paixão que cada vez aumenta mais. E assim vejo Deus demonstrando o seu amor, como está descrito em Oseias: Enviando chuvas, colheitas abundantes, alegria, e o mais importante, a Sua presença.

Aqui no Sul passei a estabelecer esses princípios de dar as primícias de tudo para Deus. As primícias do tempo, do físico, da alma, coração

Deus me mostrou que isso O agradou e Ele mandou as chuvas, colheitas e Sua presença com uma unção fresca, como um renovo.

Hoje, iniciamos a semana, ensinado o nosso povo a amar a Deus com a paixão de um uma noiva para como seu noivo.

Assim como você exige amor da pessoa que você ama, Deus também nos ama e exige esse amor de nós.

Por Joel Engel

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições