Quando a autoridade se torna repreensível

Quando a autoridade se torna repreensível

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:05
Quando a autoridade se torna repreensívelNos dias de Elias, o povo de Israel estava sendo governado por reis maus e idólatras.
 
A Bíblia diz que o rei Onri “… fez o que era mau aos olhos do Senhor; e fez pior do que todos quantos foram antes dele” (I Rs 16.25,26). 
 
Quando Onri morreu, em seu lugar reinou o seu filho, Acabe (I Rs 16.28), que teve a capacidade de cometer erros piores que os de todos os reis que lhe antecederam.
 
O pior pecado do Rei Acabe e da Rainha Jezabel foi cancelar o culto a JEOVÁ e adorar a baal. Esta foi “a gota d’água” para despertar a ira de DEUS.
 
É impressionante como os sacerdotes e líderes daquela época deixaram os reis praticarem tantas maldades e ficaram indiferentes a isto. Sendo assim, DEUS enviou a seca e milhares morreram de fome e sede. As escrituras dizem que “… a fome era extrema em Samaria” (I Rs 18.2)
 
Como se não bastasse, Acabe tentou matar todos os profetas do Senhor (I Rs 18.4).
 
É em meio a essa crise social, moral e espiritual, que Deus levanta o profeta Elias para combater o pecado, proclamar o juízo divino e chamar o povo ao arrependimento.
 
Elias combateu o pecado de Acabe, chamando-o de perturbador de Israel (I Rs 18.18); desafiou os profetas de Baal (I Rs 18.22-40) e predisse a morte do rei e de sua esposa, Jezabel (I Rs 22.17-24).
 
É exatamente isso que está acontecendo no mundo hoje:  Os déspotas matam mulheres e crianças cristãs, incendeiam suas igrejas, enquanto milhares assistem a tudo isto, sem fazer nada.
 
No Brasil, a cada dia acontecem mais casos de igrejas sendo fechadas arbitrariamente, por governantes maus e idólatras, enquanto milhares que se dizem “crentes” assistem calados.
 
O recente escândalo envolvendo a interdição da igreja Bola de Neve mostra a frieza e a indiferença dos líderes religiosos dos nossos dias.
 
As grandes perguntas que surgem são: Onde estão os líderes religiosos? Onde estão os conselhos de pastores? Onde estão os políticos cristãos? Estão comprometidos com os corruptos? Aliançados com os déspotas?
 
A história bíblica nos conta que Elias repreende o rei Acabe e seus profetas, restaurando o culto a DEUS em Israel. Como eu gostaria de ver esta mesma atitude sendo tomada pelos servos de DEUS dos dias de hoje!
 
Oremos para que DEUS envie sobre nós a Unção de Elias e tenhamos zelo pela casa do SENHOR.
 
Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor, e seguistes a Baalim”. (1 Reis 18:18)
 
Joel Engel – www.joelengel.com.br
Siga-nos

Mais do Guiame