Quando tudo está bem ou mal

Quando tudo está bem ou mal

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:51

"Assim diz o SENHOR que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacó, servo meu, e tu, Jesurum, a quem escolhi. Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes. E brotarão como a erva, como salgueiros junto aos ribeiros das águas.Este dirá: Eu sou do SENHOR; e aquele se chamará do nome de Jacó; e aquele outro escreverá com a sua mão ao SENHOR, e por sobrenome tomará o nome de Israel.”

O pecado imperava, a nação de Israel estava em degradação e quando eles se viram em dificuldades clamaram a Deus.

O ser humano age da mesma forma desde o início, quando tudo está bem, esquecem-se de do Senhor, fazem coisas que não agradam O agradam e a bênção dada por Deus, toma o lugar do abençoador.

A pessoa passa a beber “socialmente”, a ver filmes impróprios, a fazer negócios ilícitos. A mulher está sempre bonita, cheirosa, fica horas no salão, mas quando o assunto é ir a casa de Deus, sempre fica em segundo plano. As pessoas passam a não ter mais tempo para o Senhor.

Entretanto quando a crise chega, voltam correndo pra Ele. Começam a vir todo o dia na igreja, pedir oração para o pastor, etc.

Existem pessoas que precisam sempre ter uma luta na vida para buscar a Deus, porque se estiverem bem, abandonam ao Senhor.

“O SENHOR se agradava dele por amor da sua justiça; engrandeceu-o pela lei, e o fez glorioso. Mas este é um povo roubado e saqueado; todos estão enlaçados em cavernas, e escondidos em cárceres; são postos por presa, e ninguém há que os livre; por despojo, e ninguém diz: Restitui. Quem há entre vós que ouça isto, que atenda e ouça o que há de ser depois?

Quem entregou a Jacó por despojo, e a Israel aos roubadores? Porventura não foi o SENHOR, aquele contra quem pecamos, e nos caminhos do qual não queriam andar, não dando ouvidos à sua lei? Por isso derramou sobre eles a indignação da sua ira, e a força da guerra, e lhes pôs labaredas em redor; porém nisso não atentaram; e os queimou, mas não puseram nisso o coração. ”Is 42.21-25.

O pai que ama, disciplina. Israel pecava, Deus usava o profeta para admoestá-lo. Talvez você já esteve nos caminhos do Senhor, era temente, fiel, estava no primeiro amor, mas depois que recebeu a bênção, sua vida espiritual ficou em segundo plano e Deus passou a ser um acessório.

Quem sabe você era uma pessoa que buscava ao Senhor, lia a Bíblia, era um bom pai, um bom marido, passando a prosperar, e ao invés de firmar-se ainda mais com Deus, ficou relapso espiritualmente, soberbo, negligente com a família, perdeu o respeito pelo próximo e em conseqüência disso, sua vida está em níveis degradantes?

Para muitos, a prosperidade, a bênção, significa queda. Existem pessoas que Deus não pode abençoar, porque se abençoar a pessoa vai para o inferno.

Essa história pode acontecer com qualquer um, inclusive com pastores, que perdem a humildade quando começam a prosperar. Não podemos perder o temor de Deus, e a humildade – Deus resiste o soberbo.

“Agora, pois, ouve, ó Jacó, servo meu, e tu, ó Israel, a quem escolhi. Assim diz o SENHOR que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacó, servo meu, e tu, Jesurum, a quem escolhi.“ Ref:Is 44.1,2.

Deus fala ao seu povo que o escolheu – não fomos nós quem escolhemos o Senhor. A pessoa que é escolhida por Deus, não se satisfaz no meio do pecado. Ela pode até vir a se enveredar por outros caminhos que não são de Deus, mas não se completa, antes pelo contrário, fica vazia. Para o escolhido de Deus, o pecado traz tristeza. Por quê? Porque o Espírito Santo atua dentro da pessoa.

“Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.” Ref: Is 44.3

Se Deus conseguir chegar ao nosso coração, Ele derramará água sobre as nossas vidas – o Senhor deseja nos avivar e como isso acontece? Através de um livro, da leitura bíblica, da busca pela presença d’Ele. Se tivermos sede de Deus, Ele derramará água sobre nós.

Se você está seco como uma terra seca. Deus te renovará!

O dinheiro, a fama, a beleza, nada saciará o sedento, só o Senhor Jesus sacia a sede do sedento. Semente não brota em terra seca, por isso para quem está seco, a pregação é chata, o culto é demorado, a pessoa perde o prazer em contribuir na casa de Deus, e acha que as pessoas que estão com problemas, quando na verdade o problema está com ela.

Uma ‘terra seca’ é difícil de lhe dar com ela. Todos nós éramos chatos, murmuradores, pessoas que tínhamos mais problemas que soluções e Jesus nos transformou.

No transformado, á água cai, e a semente brota e alcança sua família, e aqueles que estão ao redor dele, porque ele(a)está cheio da água viva.

Deixe Deus te molhar, não conforme-se em ser terra seca, peça ao Senhor para derramar a água viva sobre você, porque quem bebe de Deus, não terá mais sede. Seja cheio da água viva de Deus!

Pr. Jorge Linhares

Mensagem ministrada no Culto Pastoral – 13-03

Edição: Renata G. Santana (Comunicação Getsêmani)

Jorge Linhares   é pastor da igreja batista Getsêmani, em Belo Horizonte (MG). Cursou Estudos Sociais e Teologia. É presidente do "CPEMG" (Conselho de Pastores do Estado de Minas Gerais), vice-presidente do "CIMEB" (Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil), presidente da "Associação de Escolas Cristãs de Minas Gerais" e do "FENASP" (Fórum Evangélico Nacional de Ação Política e Social). O pastor escreveu mais de 100 livros, entre eles o best-seller "Bênção e Maldição", que supero u a marca de um milhão de exemplares e foi traduzido para o inglês e o espanhol.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições