MENU

5 passos para economizar em família

Com a mesma quantia que gastávamos anos atrás, atualmente não conseguimos trazer metade das mercadorias que comprávamos nas redes de supermercados. Realmente vivemos uma fase difícil.

fonte: Guiame, Josué Gonçalves

Atualizado: Quinta-feira, 4 Agosto de 2016 as 4:48

Finanças. (Foto: jornalmaisnoticias)
Finanças. (Foto: jornalmaisnoticias)

Economizar é a palavra da vez. O aumento dos preços nos itens básicos de consumo atinge diretamente o bolso de toda a população.

Com a mesma quantia que gastávamos anos atrás, atualmente não conseguimos trazer metade das mercadorias que comprávamos nas redes de supermercados. Realmente vivemos uma fase difícil.

Sendo assim, o ideal é envolver toda família com o firme propósito de economizar. Todos podem ajudar se forem envolvidos.

Marquem uma reunião familiar e conversem sobre isso, proponham formas de economizar para todos os membros da família e ouçam as novas possibilidades que podem surgir também. Algumas ideias são:

1. Compra de alimentos
Um dos principais vilões do orçamento é o alimento que tanto precisamos. Uma forma é buscar os melhores preços em pontos de venda diferentes. Talvez seja mais cansativo buscar em vários lugares os produtos de consumo da família, mas pode valer a pena.

Uma outra forma prática para gastar menos com alimentos é ter o hábito de preparar um cardápio semanal. Com a ajuda do cardápio você poderá adquirir apenas os alimentos que precisará para preparar as refeições da família.

2. Diversão
Que a diversão é fundamental todos sabem, mas ela pode sair muito cara se não tomarmos cuidado. Para conseguir economizar neste item volte um pouco sua memória aos tempos de sua infância. Relembre formas de brincar antigas e faça isso com seus filhos em momentos livres, além de divertirem-se de forma simples e muitas vezes sem custo algum, as crianças vão gostar muito destes momentos de diversão às antigas. Vale bicicleta, pular corda, jogar bola, jogos de cartas e tantas outras.

3. Combustível
Você e as crianças talvez utilizem seu veículo para se locomoverem até a escola ou trabalho. Uma possível forma de gastar menos com combustível são as caronas. É possível que colegas de seus filhos morem próximos a vocês, conversem com os outros pais e alternem os dias de levar as crianças com eles para que assim vocês possam economizar. O mesmo vale para ida ao trabalho, se conseguir mais pessoas que irão para o mesmo trajeto vocês poderão dividir o valor do combustível e assim facilitar para todos.

4. Água e luz
Crie pequenas lembranças para que todos possam colaborar apagando as luzes e gastando menos água no banho ou enquanto usam o lavabo. Cole pequenos cartazes do tipo "Quando sair apague a luz", "Lembre-se de tomar um banho mais rápido". São coisas simples, mas que por estar sempre visível a todos ajudará a economizar nestes itens.

5. Vestuário
Em época de dinheiro curto os gastos com vestuário precisam ser revistos. Será que vocês realmente precisam daquele item ou apenas querem adquiri-lo? Fazendo esta pergunta com certeza você saberá a real necessidade de comprar aquela peça. As crianças perdem as roupas muito rapidamente e às vezes roupas com pouquíssimo uso, não tenha vergonha de passar as roupas para outras crianças da mesma idade de sua família ou amigas, vocês podem criar um círculo de forma que os mais velhos possam passar as roupas para os mais novos e com isso conseguir economizar muito.

veja também