MENU

Pagando o mal com o bem

Devemos sempre fazer o bem. Até porque, pense comigo, quando reagimos mal a alguém que nos fez o mal, apenas damos o que essa pessoa queria.

fonte: Guiame, Mariana Mendes

Atualizado: Terça-feira, 19 Julho de 2016 as 6:01

Estender a mão. (Foto: Diarios)
Estender a mão. (Foto: Diarios)

Tenho um irmão mais velho. Quando éramos crianças e ele fazia algo que me irritava e eu queria fazer algum mal de volta, ele falava assim: “Mari, você não pode fazer isso, tem que pagar o mal com o bem.” A verdade é que isso me deixava ainda mais irritada do que eu estava antes, depois de um tempo, isso passou a simplesmente ser engraçado.

Mas essa é uma afirmação verdadeira, a qual, por mais difícil que seja, devemos seguir. Devemos sempre fazer o bem. Até porque, pense comigo, quando reagimos mal a alguém que nos fez o mal, apenas damos o que essa pessoa queria, porém quando reagimos bondosamente a alguém que nos fez mal constrangemos essa pessoa, fazemos com que ela pense sobre seus atos. Se quando você está errado, simplesmente pede perdão de forma sincera e humilde, a pessoa ofendida não tem mais motivos para ficar gritando com você.

Reagir bem, pagar o mal com bem faz bem para a outra pessoa e faz bem a você mesmo. Afinal, o que terá ganhado no fim de uma discussão onde nada é resolvido? O grito pelo simples ato inconsequente de gritar nunca conquistou nada. No entanto uma conversa razoável sempre resulta em alguma resolução.

Então sim, por mais irritante que fosse, e por mais que doa admitir, meu irmão, em toda sua chatice infantil, estava certo: Devemos sempre pagar o mal com bem. Os momentos que mais definirão quem somos são aqueles em que seremos pegos de surpresa. É neles que poderão ver nosso caráter, nossa primeira reação é o que irá pautar e definir o nosso ‘eu’. Portanto, reaja sempre bem, sempre devolva com o bem, mesmo que este não te tenha sido dado.

 

*As opiniões aqui expressas são de exclusiva responsabilidade do autor do texto e não refletem necessariamente o posicionamento oficial do Portal Guiame.

veja também