MENU

Combate à corrupção: se posicione enquanto é tempo!

A Câmara dos Deputados quer dar anistia a criminosos, destruir a lava jato, assim como outras operações de combate à corrupção no Brasil. Mas o que pode ser feito?

fonte: Guiame, Ap. Rina

Atualizado: Sexta-feira, 25 Novembro de 2016 as 4:19

Luto. (Imagem: Facebook)
Luto. (Imagem: Facebook)

Se não quiser usar um banner assim, chorando o luto do seu país, leia essa mensagem e se posicione enquanto é tempo!

O Brasil é o quarto país mais corrupto do mundo. Essa maldição à nossa nação gera miséria, violência, atraso, criminalidade, destruição das famílias, desesperança e mortes. Temos acompanhando uma operação, que começou a "lavar a jato" o Brasil, em que pela primeira vez, políticos corruptos foram condenados pelos seus crimes.

Foi um raio de esperança! Como pode um país com uma das maiores taxas de tributação do mundo, sofrer com a precariedade da saúde, educação e segurança? A resposta está na impunidade à corrupção e na apatia do povo, que se preocupa com futebol, carnaval e samba, enquanto trabalha cinco meses por ano para sustentar uma classe que deveria representar nossos interesses.

Atenção ao que está acontecendo!!!

A Câmara dos Deputados quer dar anistia a criminosos, destruir a lava jato, assim como outras operações de combate à corrupção no Brasil.

Parlamentares estão apavorados com o conteúdo da delação premiada da Odebrecht e com a iminente e inevitável condenação e prisão de mais de uma centena deles por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, peculato, entre outros.

Na quinta feira, 24/11, no plenário, a sessão que votaria a lei das dez medidas contra a corrupção, abriu as 9:00h, com poucos parlamentares. Tratasse de uma nefasta estratégia para aprovar a anistia aos condenados e investigados, ocultando o nome dos parlamentares, pois o meio de votação pretendido era o simbólico e não o Nominal, que identifica cada deputado.

O que foi divulgado, é que o Presidente da Câmara e os líderes dos principais partidos passaram a madrugada urdindo essa inacreditável tramoia: incluir no projeto uma EMENDA para anistiar TODOS, literalmente TODOS, os investigados, presos e condenados na Lavajato e em Investigações similares.

Assim, quem foi condenado, será absolvido. Quem foi preso, será solto. Quem está sendo investigado, deixa de ser. Crimes completamente apagados. Bilhões nunca mais recuperados. Tudo isso IMEDIATAMENTE à publicação da lei.

É uma AUTO-ANISTIA de crimes!!!

O clima na sessão esteve muito tenso, pois a tramoia foi descoberta. O texto com a emenda da anistia vazou e a imprensa divulgou e iniciou a pressão popular e de lideranças nacionais. O juiz Sérgio Moro divulgou nota.

Os deputados favoráveis à anistia (praticamente 2/3) chegaram ao cúmulo de vaiarem o relator quando ele exortou os pares a serem patriotas e respeitarem a vontade popular expressa em 2,4 milhões de assinaturas.

Se o Brasil não acordar, a crise sem precedentes que vivemos, moral, política e financeira, levará essa nação ao fundo do poço. A estabilidade de nossa nação está em jogo. O País será desacreditado pelo resto do mundo, pela sua incapacidade de vencer a corrupção.

Já perdemos o titulo de grau de investimento, um escândalo como esse, desqualificaria ainda mais o Brasil, frente à comunidade internacional e investidores de todo o mundo, ou seja, menos investimento, mais crise, desemprego, dívidas, Estados quebrando, população endividada.

O que pode ser feito?

Você precisa pressionar os deputados a votarem a favor do Relatório do Deputado Onyx Lorenzoni SEM nenhuma EMENDA. Como?

Virtual e diretamente, via redes sociais (facebook e Twitter) e ligações telefônicas pela "aprovação em voto nominal e transparente do relatório do relator Onyx Lorenzoni sem nenhuma emenda.

A votação será na terça, corramos contra o tempo!!!

Pesquise o deputado de seu Estado no site da Câmara www2.camara.leg.br/deputados/pesquisa e no site dezmedidas.mpf.mp.br. Fale com os deputados federais de suas cidades neste fim de semana.

2,4 milhões de pessoas assinaram o projeto, que foi discutido por 5 meses em dezenas de reuniões, com mais de 100 especialistas ouvidos e foi aprovado unanimemente.

Por que?
- Uma lei contra corrupção NÃO pode anistiar corruptos dos crimes praticados.

- Não pode intimidar e cercear quem combate a corrupção e a lavagem de dinheiro.

- Não pode destruir investigações e processos em curso.

- Não pode colocar na rua quem já foi condenado e preso.

- Não pode impedir a recuperação do dinheiro desviado pelos crimes.

- Não pode deturpar o projeto para anistiar criminosos jogando no lixo o trabalho da Polícia, Ministério Público e do Poder Judiciário, pois isso irá gerar uma crise institucional sem precedentes.

- Procuradores, Promotores e juízes não podem sofrer retaliações por cumprimento do dever. Nem serem cerceados e intimidados por cumprirem com seu dever.

As 10 Medidas contra a corrupção também servem para punir membros do Ministério Público e do Judiciário que pratiquem atos de corrupção. Não é necessário criar crimes de responsabilidade exclusivamente para procuradores e juízes para essa finalidade.

Faça sua parte, invista cinco minutos do seu dia, use as redes sociais, se envolva, divulgue, compartilhe, se posicione.

 

*As opiniões aqui expressas são de exclusiva responsabilidade do autor do texto e não refletem necessariamente o posicionamento oficial do Portal Guiame.

veja também