O púlpito é todo lugar onde a Palavra de Deus é centralizada

Não se deixe moldar pelo ambiente, assumindo a postura que agrada mais.

Fonte: Guiame, Ubirajara CrespoAtualizado: terça-feira, 27 de junho de 2017 às 20:36
Pastor. (Foto: Getty)
Pastor. (Foto: Getty)

Será que o púlpito é mais sagrado do que o sofá da minha sala, meu escritório, a sombra de uma árvore, ou de qualquer outro local onde se prega a Palavra? Precisamos avaliar a mensagem e o pregador... "menos pelo jeito e mais pelo conteúdo".

Evite avaliar segundo o formato religioso ao qual nos adaptamos melhor. Cada pregador tem o seu estilo pessoal e não deveria tomar a forma imposta pelo público ouvinte, mas insistir em se expressar através da mesma forma usada por Deus para construir a sua pessoalidade.

O púlpito é um dos lugares onde mostramos Jesus. Ele sabe, com qual qual cara você deverá apresentá-Lo ao mundo. Deus é mais sábio do que as suas denominações inteiras, mesmo que ela tenha sacralizado o método e não a mensagem. Não se deixe moldar pelo ambiente, assumindo a postura que agrada mais. Sisudo para Sisudos, descontraído para descontraídos, emocionante para emociináveis, engraçado para quem gosta de rir, etc, etc, etc.

Há atitudes consideradas impróprias por grupos amarrados por cordas formais. Se preocupe mais com o conteúdo da Palavra pregada, este sim, é imutável. Afinal, quantas são as caras, que o pregador deve ter, além da sua?

Até que ponto o grupo ouvinte pode exigir, que o pregadores se preocupem mais com a cara do que com o coração?

Onde estaria o limite de adaptação, tanto do público, quanto do pregador?

Esta é uma situação difícil de administrar, mas acima de tudo, deve estar o amor de ambas as partes, pois ele é o vínculo da perfeição.

Particularmente, creio que o conteúdo é inegociável tanto por parte do pregador, quanto dos ouvintes. Qualquer lugar pode se transformar em púlpito, desde que dois, três ou mil, estejam reunidos em nome de Cristo. O púlpito é todo lugar onde a Palavra de Deus ocupa a total centralidade.

Que assim seja.

 

*O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições