96º encontro da Convenção Batista Brasileira promete impactar a cidade de Santos

De tempos em tempos, por conta do desenvolvimento secular e seus modismos, o cristão precisa rever seus conceitos e reafirmar seus valores.

fonte: Guiame, Cris Beloni

Atualizado: Sexta-feira, 26 Fevereiro de 2016 as 4:26

A Convenção Batista Brasileira é o grupo batista mais antigo do Brasil, atuando desde 22 de junho de 1907. Com seus 108 anos de história, continua em constante crescimento. Estatísticas apontam que no ano de 2010, a convenção tinha cerca de 1 milhão e 360 mil membros, distribuídos em mais de 7.800 igrejas e, atualmente, esse número chega a 1 milhão e 500 mil*. A CBB também é uma das convenções nacionais filiadas à Aliança Batista Mundial (AMB).

O nascimento da convenção se deu quando vários líderes e representantes batistas uniram suas forças na cidade de Salvador (BA), para formar uma organização nacional maior, e dessa forma, desenvolver com eficácia a pregação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo a crença original. Esse princípio de cooperação é o que faz a diferença na igreja Batista, destacando suas principais qualidades, entre elas a organização, o bom senso, a responsabilidade e o temor diante de Deus. Para os batistas, a bíblia é a única regra de fé e conduta, compreendendo assim o conceito de igreja como uma comunidade organizada, que caminha na mesma direção e com o mesmo foco, que é a transformação do ser humano.

Com essa base é que a organização consegue realizar uma obra geral de missões, sendo a pioneira entre os evangélicos dos tempos modernos, destacando ainda suas obras de educação teológica e de ações sociais, brilhando na sociedade brasileira. Mas de tempos em tempos, por conta do desenvolvimento secular e seus modismos, como a tentativa de desintegração da família, por exemplo, o cristão precisa rever seus conceitos, dissipar suas dúvidas, reafirmar seus valores e renovar suas forças. É para isto que serve a Convenção Batista Brasileira, para que ninguém pereça por falta de conhecimento. “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12.2)

Por isso, anualmente, os batistas se encontram para essa renovação de entendimento e para traçar novas metas, de acordo com as necessidades das igrejas, que estão inseridas neste mundo, mas que não fazem parte dele. Aproximando-se do centenário, no ano de 2016, a CBB vai para a sua 96ª edição, que acontecerá no estado de São Paulo, na cidade litorânea de Santos. “Depois de 17 anos, os paulistas terão a honra de receber batistas de todos os cantos do país. O evento conta com o apoio logístico da CBESP (Convenção Batista do Estado de São Paulo) e acontecerá no Mendes Convention Center, localizado na costa da Mata Atlântica do litoral paulista”, aponta um dos organizadores. Haverá uma grande feira de exposição de produtos e serviços, que será aberta ao público em geral, além de congressos dirigidos para todas as faixas etárias, em diversos segmentos.

A programação também está preocupada em influenciar a sociedade, com uma visão humanitária, especialmente sobre os moradores da cidade de Santos, oferecendo a eles a oportunidade de transformação, através de ações sociais e evangelizadoras, com muitas histórias para contar e experiências a compartilhar. “É uma grande alegria receber tantos cristãos empenhados em ajudar a cidade de Santos. A CBB 2016 é um evento que faz florescer as mudanças necessárias e que ajuda a mudar a mentalidade dos cidadãos, através da palavra de Deus. Trata-se de um projeto que liga as pessoas à eternidade”, afirma Richard Carvalho de Souza, pastor batista em Santos. O evento será no Mendes Convention, entre os dias 13 e 19 de abril.

Serviço:
Encontro Anual dos Batistas do Brasil (CBB) 2016
Data: 13 a 19 de abril
Local: Mendes Convention
Endereço: Av. Gen. Francisco Glicério, 206 - Vila Mathias, Santos - SP
Mais informações: 11 3866-6710 / [email protected] / cbb2016.com.br

*Os números informados se referem aos batistas pertencentes à Convenção Batista Brasileira. A Igreja Batista no Brasil é composta por aproximadamente 4 milhões de membros, espalhados pelos 11 mil templos, em diversos Estados do país.

veja também