Biblioteca Contada beneficiará pessoas com deficiência visual de Barueri (SP)

Iniciativa da SBB, em parceria com o Projab e Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência, ação terá início no dia 15 de agosto.

fonte: SBB

Atualizado: Terça-feira, 12 Agosto de 2014 as 1:56

Biblioteca Contada beneficiará pessoas com deficiência visual de Barueri (SP)A cidade de Barueri (SP) será beneficiada com uma nova iniciativa da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), desenvolvida em parceria com o Projeto de Ação Social de Barueri (Projab) e a Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) do município. Trata-se da Biblioteca Contada, que oferecerá rodas de leitura e conversa para pessoas com deficiência visual para que, de forma lúdica e criativa, possam trabalhar suas próprias fragilidades, causadoras dos rompimentos de vínculos familiares. A estreia do projeto será no dia 15 de agosto, em duas sessões, às 9h e às 14h, na SDPD.

A ação está inserida no projeto Emancipar, da SBB, que tem por objetivo atender pessoas com deficiência e suas famílias, promovendo a inclusão, autonomia e independência desse público.

As leituras promovidas na Biblioteca Contada compreenderão tanto literatura bíblica quanto outros textos sugeridos pelos participantes. “Por meio da leitura em família, de forma lúdica, criativa e inclusiva, nossa expectativa é favorecer o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários deste público tão especial”, afirma o secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert.

As reuniões serão realizadas uma vez ao mês, sempre em duas sessões para atender os participantes que estudam tanto no período da manhã como da tarde. O grupo contará com o acompanhamento de psicólogas na condução das atividades, propiciando a abertura de espaços de encontro, de escuta e de troca entre os beneficiados. Os participantes também poderão levar material para ler em casa.

Em cada encontro, as leituras terão como base um tema diferente, conforme o cronograma:

15 de agosto: Conhecendo o novo
12 de setembro: Despertando os sentidos
10 de outubro: Resgatando o brincar
14 de novembro: Além dos muros
No dia 13 de dezembro, haverá uma cerimônia, na Sede da SBB, com entrega de certificados para os participantes.

Serviço
Biblioteca Contada
Público-alvo: Pessoas com deficiência visual
Data: A partir de 15 de agosto
Horário (duas sessões): das 9h às 11h e das 14h às 16h
Local: Auditório da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri
Endereço: Rua Vereador Isaías Pereira Coutinho, 175 – Jardim Belval – Barueri – SP

veja também