Grupo “Povos e Línguas” promoverá conferência missionária em novembro, em MG

A conferência bienal “Todos os Povos Te Louvem – Aliança”, promovida pelo movimento missionário Povos e Línguas, será realizada entre 22 e 25 de novembro em Belo Horizonte, Minas Gerais.

fonte: Guiame

Atualizado: Quarta-feira, 10 Agosto de 2016 as 11:01

O período de intensa programação inclui a presença de preletores nacionais e internacionais. (Foto: Reprodução)
O período de intensa programação inclui a presença de preletores nacionais e internacionais. (Foto: Reprodução)

Uma profunda reflexão sobre a obra missionária no Brasil e em outros países será a pauta principal da conferência bienal “Todos os Povos Te Louvem – Aliança”, que será realizada entre 22 e 25 de novembro em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O período de intensa programação, voltada ao público de pastores e líderes cristãos de todo o país, inclui a presença de preletores internacionais, como Vijay Karmacharya (Nepal), Paul Mathews (Índia), Paul Lee (China), Rita El Mounayer (Líbano), Mali Boon-Itt (Tailândia), Horst Engelmann (Alemanha) e Marcos Zapata (Espanha).

Pastores brasileiros também farão parte do corpo de ministros, como Jeremias Pereira (Oitava Igreja Presbiteriana - BH), Paulo Mazoni (Igreja Batista Central - BH), Hernandes Dias Lopes (Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória), Estevam Fernandes (Primeira Igreja Batista de João Pessoa) Ronaldo Lidório, Russell Shedd e demais convidados.

O objetivo do encontro promovido pelo movimento missionário Povos e Línguas é selar uma aliança entre pastores de diferentes denominações, para que cada um se comprometa a plantar uma igreja por meio de um missionário brasileiro enviado.

Na sequência dos dias 25, 26 e 27 de novembro, será o realizado o Todos os Povos Te Louvem para vocacionados. Além dos preletores, o encontro contará com a participação de músicos como Banda Resgate e Fernandinho.

A conferência será realizada na Igreja Batista Central, localizada na Rua Luiz Soares da Rocha, 37, no bairro Luxemburgo. O pacote de participação entre os dias 22 e 25 de novembro custa R$ 100,00 por pessoa. As inscrições podem ser antecipadas no site www.todosospovostelouvem.com.

Saiba mais sobre os preletores nacionais:

Ronaldo Lidório

Pastor presbiteriano e missionário ligado à Agência Presbiteriana de Missões Transculturais (APMT) e WEC Internacional. Atuou no noroeste africano por 9 anos como plantador de igrejas e tradutor do Novo Testamento entre o povo Konkomba-Bimonkpeln. Desde 2001, serve na região amazônica entre indígenas do Brasil. É consultor nas áreas de Missiologia e Antropologia para diversas organizações missionárias. Graduado em Teologia e doutor em Antropologia, coordena diversas iniciativas de treinamento missionário nessas áreas. Autor de 15 livros, é casado com Rossana com quem tem dois filhos, Vivianne e Ronaldo Junior.

Paulo Mazoni

Iniciou seu ministério na Igreja Batista Central, em Belo Horizonte (IBC-BH), como pastor auxiliar em 1988 e desde 1999 tem exercido o ministério em tempo integral,com uma forte ênfase no crescimento da igreja, desenvolvimento de liderança, missões e ação social. Hoje, a IBC é uma igreja em células em franco crescimento com mais de 13 mil pessoas em 2000 células, diversas igrejas, vários ministérios e presença missionária em muitas partes do Brasil e do mundo. Com o objetivo de treinar e apoiar pastores e líderes de igrejas criou e lidera o ministério DNA (Desafiar, Nutrir, Alcançar), que atualmente oferece apoio e parceria a milhares de igrejas, provendo treinamento, materiais, recursos diversos e mentoreamento. Paulo é casado com Juliana desde 1984, com quem tem duas filhas, Paula e Isabela.

Jeremias Pereira

Escritor e conferencista, formado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul. É presidente do Conselho, líder e orientador da equipe pastoral e supervisor geral de toda a administração e ministério da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte - MG. É casado com Cláudia Maria, desde 2001, que lhe trouxe de herança a filha Rúbia. O primeiro casamento foi com Ana Maria, durante 18 anos. Ana faleceu vítima de câncer. Com ela, teve três filhos: Jeremias Júnior, Lucas Davi e Ciro Daniel.

Hernandes Dias Lopes

Casado com Udemilta Pimentel Lopes e pai de Thiago e Mariana. Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas - SP e doutor em Ministério pelo Reformed Theological Seminary, Jackson, Mississippi - Estados Unidos. Membro titular da cadeira 10 da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Diretor Executivo da Luz para o Caminho (LPC). Pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória desde 1985. Pastor colaborador da Igreja Presbiteriana de Pinheiros, em São Paulo. Conferencista e autor de mais de 130 livros publicados.

Russell Shedd

É doutor em Novo Testamento pela Universidade de Edimburgo, Escócia. Foi um dos fundadores da Editora Vida Nova há meio século e, atualmente, é consultor da Shedd Publicações. Há décadas trabalha como missionário no Brasil tendo lecionado na Faculdade Teológica Batista de São Paulo. É reconhecido e respeitado em solo brasileiro e em outros países como conferencista. Casado com Patrícia há mais de 50 anos com quem tem 5 filhos.

Estevam Fernandes

Pastor da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, com 35 anos de experiência pastoral. Casado com a doutora Aurelineide Costa, tem dois filhos, André e Thayse, ambos casados. Graduado em Teologia, História, Psicologia e Administração. É mestre em Sociologia da Religião e doutor em Sociologia pela UFPB. Palestrante em vários congressos regionais, nacionais e internacionais nas áreas de liderança, crescimento de igrejas e famílias.

Saiba mais sobre os preletores internacionais:

Marcos Zapata (Espanha)

Casado e pai de dois filhos, é formado pelo Instituto Teológico FIET, mestre pela Universidade de Santiago de Compostela, especialista em Intervenção Familiar pela Universidade de La Coruña e em Bioética Clínica. Pastor fundador da Igreja Evangélica "Good News" de Lugo desde 1989, membro do Conselho Nacional de Igrejas Boa Nova de Espanha e professor de técnicas de terapia sistêmica: O Jogo da Vida, Terapia Intergeracional, Terapia Breve, Psicodrama e Bibliodrama. É autor do Guia Pastoral de Ação contra a Violência de Gênero.

Horst Engelmann (Alemanha)

Trabalha há 16 anos como missionário na Tanzânia, Leste da África, como reitor acadêmico da Nanjoka Bible School (Escola Bíblica Nanjoka). Cursou teologia em Basel, na Suíça, e missiologia em Korntal e Nairobi. Coordena a iniciativa “Jesus Unites” da Arbeitsgemeinschaft Evangelikaler Missionen - AEM (Associação Evangélica de Missões) que conecta igrejas alemãs, igrejas de imigrantes, missionários alemães e missionários não ocidentais com o objetivo de alcançar a Alemanha com o Evangelho por meio de parcerias e cooperação. Casado há 35 anos com Lore, é pai de dois filhos adultos, que nasceram na África e servem ao Senhor em outras culturas.

Paul Thomas Mathews (Índia) 

Na cidade de Udaipur no Rajastão, Índia, é pastor presidente na Rajasthan Pentecostal Church. (Igreja Pentecostal do Rajastão). Em 2014, foi designado supervisor nacional da Filadelfia Fellowship Churches of India (Associação Filadélfia de Igrejas da Índia), uma associação nacional com 1.500 igrejas afiliadas. Compositor de 50 músicas que estão sendo cantadas por todo o mundo falante da língua hindi. Casado com a doutora Christy Paul, tem quatro filhas, Shifa, Sarah, Suzanna e Shekinah.

Rita El Mounayer (Líbano)

Mestre em Artes em Práticas da Comunicação na Universidade do País de Gales, Reino Unido. Diretora executiva dos canais SAT-7 ARABIC, SAT-7 PLUS e SAT-7 KIDS. É responsável por toda a programação dos respectivos canais. Revisa e aprova toda a programação em árabe da SAT-7 criada pela equipe nos estúdios no Cairo e Líbano, bem como toda a programação adquirida de produtoras externas. Ao todo, supervisiona os departamentos de produção, aquisição, programação, transmissão e arquivo da SAT-7 de todos esses canais. Mestranda em Religião nos estudos do Oriente Médio e Norte da África no Institute of Middle East Studies (Instituto de Estudos do Oriente Médio), no Líbano.

Vijay Karmacharya (Nepal)

Graduado em Comércio pela Universidade Tribhuvan - Nepal, e mestre em Teologia com menção honrosa pela International School of Theology, Filipinas (Escola Internacional de Teologia). Pastor-fundador da Himalayan Evangelical Church (Igreja Evangélica do Himalaia) e presidente/fundador da Himalayan Graduate School of Theology (Escola de Teologia do Himalaia). É apresentador de TV – The Moment of Truth (O Momento da Verdade) e regularmente ensina, prega e conduz seminários em diferentes instituições e igrejas. Contribui com artigos para diferentes revistas cristãs.

Paul Lee (China)

Converteu-se ao cristianismo em seu terceiro ano de faculdade. Depois de formado, entrou para o International Ministry Internship (IMI), uma agência internacional que promove o envolvimento de jovens chineses na missão de Deus. Diretor do departamento de treinamento do IMI, serviu no Nepal por dois anos e meio, onde o principal foco foi fazer discípulos nos ministérios universitários, entre estudantes hindus e budistas, baseado em institutos de língua chinesa. Visitou cerca de 20 países em busca de parcerias para os missionários do IMI. Participante da Conferência Internacional de Missões em regiões árabes, norte da África e América do Norte.

Mali Boon-itt

É casada com o reverendo doutor Bantoon Boon-Itt com quem tem quatro filhos. Trabalha na 4ª Igreja Suebsampantawong em Bangkok, Tailândia, onde o marido é o pastor principal. Eles têm se esforçado para melhorar a maneira como a mensagem cristã é transmitida e compreendida pelos budistas Teravada. Para contornar o problema na evangelização desse povo, trabalham para compreender e aprofundar as duas cosmovisões e para identificar os vocabulários apropriados para a comunicação entre as duas religiões. Participam de conferências e publicam diversos trabalhos tanto em inglês quanto em tailandês.

veja também