Igreja Batista Central de Fortaleza sedia Escola de Perdão e Reconciliação da Pastoral Carcerária

As Escolas de Perdão e Reconciliação tem como um de seus objetivos as práticas de Justiça Restaurativa.

fonte: Guiame, com informações da assessoria

Atualizado: Sexta-feira, 4 Março de 2016 as 1:21

Momento de oração na ESPERE. Foto: Felipe Andrade.
Momento de oração na ESPERE. Foto: Felipe Andrade.

A Igreja Batista Central de Fortaleza (IBC), recebe nesta sexta-feira, 4, até o domingo, 6, a Escola de Perdão e Reconciliação (ESPERE). O evento é ministrado pelas irmãs da Pastoral Carcerária de Fortaleza e tem por objetivo capacitar organismos da sociedade que atuam diretamente no sistema prisional, através da metodologia criada e desenvolvida por Leonel Narváez, em 2001, em Bogotá- Colômbia.

Além disso, a ESPERE contará com a participação de Maria das Graças de Quental, Juíza titular da Vara de Penas Alternativas (VEPAH) e também de funcionárias da VEPAH e do Núcleo de Alternativas Penais (NAP) da Coordenadoria de Inclusão Social de Presos e Egressos (CISPE) da Secretaria de Justiça do Estado do Ceará.

Para complementar, haverá também a participação da equipe coordenadora do Celebrando Restauração Prisões da IBC. Esta será a segunda fase da ESPERE na IBC, a primeira etapa foi realizada no final de janeiro deste ano.

Mais sobre a ESPERE

As Escolas de Perdão e Reconciliação tem como um de seus objetivos as práticas de Justiça Restaurativa. Tal ideia começou em Bogotá, Colômbia, em 2001, junto a uma equipe ao redor de Leonel Narváez, IMC, da Fundación para La Reconciliación.

A cidade, que era considerada uma das mais perigosas do mundo, hoje tem o título de Cidade da Paz, concedida pelas Nações Unidas. Desde 2009 a Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Fortaleza vem se capacitando em Práticas Restaurativas e em Escola de Perdão e Reconciliação – ESPERE, cuja orientação da Coordenação Nacional da Pastoral é que os agentes usem estas ferramentas em suas práticas pastorais, com o objetivo de transformar os conflitos e prevenir e superar a violência.

Serviço

Escola de Perdão e Restauração - 2ª fase IBC
Data: 4 a 6 de março (sexta a domingo)
Horário: 8h às 17h
Local: Rua do Cruzeiro, 401, Ancuri- KM 14 da BR 116- 4º Anel Viário

veja também