"As igrejas devem estar atentas às novas tecnologias", diz especialista

fonte: Guiame

Atualizado: Segunda-feira, 7 Julho de 2014 as 3:33

A sua igreja ou ministério já tem o próprio "app"? Ou o seu site já pode ser acessado no formato "mobile"? Para quem vive a realidade dos tablets e smartphones, esta linguagem já é bem comum. Segundo o especialista em mobile commerce e palestrante da FGV e ESPM (São Paulo - SP), Dr. Wilson Cunha, "a preferência por dispositivo móveis não é mais uma tendência e sim uma realidade".

Confirmado para ministrar uma palestra sobre "Empreendedorismo e Inovação Tecnológica para Smartphones" na Expoevangélica 2014, Dr. Wilson falou com exclusividade sobre o assunto, em uma breve entrevista ao Guiame.

Segundo o profissional, computadores em formatos "convencionais", como desktop, notebooks e até mesmo netbooks já estão fora dos "sonhos de consumo" das classes C e D e as igrejas também precisam estar atentas a estas mudanças.

Confira abaixo a entrevista:

Portal Guiame: Atualmente, a tecnologia, a informação e o acesso à web estão cada vez mais "na palma da mão", com smartphones, tablets, etc. Você acredita que a criação de aplicativos específicos e compras pela internet seja ainda uma forte tendência do mercado moderno ou esta área já estaria precisando de inovações?

Dr. Wilson Cunha: Há um forte investimento em infra-estrutura para melhoria do sinal 3G e 4G, logo a preferência por dispositivo móveis não é mais uma tendência e sim uma realidade. As classes C e D estão "pulando de fase", eles não terão o desktop, notebook, netbook, mas já fazem parte das estatisticas dos proprietários de smartphones e tablets. Há uma demanda reprimida de sites e apps mobile. Temos muito trabalho a fazer. Neste segmento de mercado, a inovação é constante, quem entrou na área um ou dois anos atrás sabe tanto quanto alguém que tem trinta anos de carreira em TI [Tecnologia da Informação].

Guiame: Diversas igrejas, ministérios e outros grupos cristãos estão investindo em aplicativos para tablets e smartphones atualmente. Em sua opinião, quais as características de um aplicativo de fato "atraente"?

Dr. Wilson: Sem dúvida os apps invadiram todos os setores da sociedade e as igrejas devem estar atentas à necessidade deste publico ávido por tecnologia. Um aplicativo deve ser construído com foco na experiência de uso, respeitando a ergonomia que o "device" [dispositivo] oferece.

Guiame: No dia 24 de julho, você estará na ExpoEvangélica 2014, ministrando uma palestra. O que já é possível adiantar sobre o que você pretende abordar em sua preleção?

Dr. Wilson: Dividi a palestra em duas partes distintas, mas complementares: na primeira parte, o foco é o empreendedorismo digital, dicas, e o caminho a ser trilhado para ter sucesso. Na segunda parte pretendo mostra um passo a passo e a comparação de um aplicativo X site mobile, com suas principais diferença e o que o mercado já tem a oferecer em termos tecnológicos.

Serviço
Palestra - "Empreendedorismo e Inovação Tecnológica para Smartphones" na Expoevangélica 2014
Data: 24/07
Horário: 16h
Local: Centro de Eventos do Ceará
Endereço: Avenida Washigton Soares nº 999, Bairro Edson Queiroz - Fortaleza (CE)

Cobertura em tempo real
A ExpoEvangélica 2014 se realizará de 23 a 26 de julho, no Centro de Eventos do Ceará e contará com a cobertura exclusiva e em tempo real do Portal Guiame ( www.guiame.com.br ).

Durante todo o evento, fotos, vídeos e textos exclusivos serão divulgados em todo site. Para acompanhar esta cobertura, basta seguir o perfil @Guiame (Twitter) e / ou curtir a página Facebook.com/Portalguiame .

Por João Neto - www.guiame.com.br 

veja também