Pastor promove culto de integração para alunos e professores evangélicos em Fortaleza

Glauco Barreira afirma que “chegou a hora de nós, evangélicos, mostrarmos a fertilidade da cosmovisão cristã para todas as áreas do conhecimento"

fonte: Guiame, Karlos Aires

Atualizado: Sexta-feira, 19 Fevereiro de 2016 as 4:28

Divulgação
Divulgação

O professor da Universidade Federal de Fortaleza (UFC), Glauco Barreira Magalhães Filho promove neste sábado às 19h, juntamente com outros colaboradores o primeiro culto de integração de estudantes universitários e professores evangélicos de todos os Cursos e Faculdades de Fortaleza.

De acordo com publicação do evento no Facebook, a academia sempre foi palco de grandes eventos do mundo evangélico. É o caso da Reforma Luterana que foi desenvolvida em grande parte entre professores e alunos da Universidade de Wittenberg. Já a Reforma Suíça e a influência de João Calvino resultou na Academia de Genebra. Outro caso claro foi a Universidade de Halle que se tornou o centro de difusão do pietismo alemão, com sua ênfase missionária e trabalho social.

Tendo esse cenário como base, o professor ressalta em seu texto que é chegada a hora dessa geração de evangélicos apresentar a cosmovisão cristã dentro das academias. “Chegou a hora de nós, evangélicos, mostrarmos a fertilidade da cosmovisão cristã para todas as áreas do conhecimento, bem como estarmos preparados para mostrar a razão da esperança que há em nós. Isso, porém, deve ser feito num clima devocional, marcado pela comunhão e pela piedade, pois a nossa cabeça só está pronta quando os nossos joelhos estão curvos e nossos olhos estão úmidos na presença de Deus”, pontua Glauco.

O projeto se chama “Comunhão Universitária Evangélica” (COMUNIE) e se trata de um trabalho amplo de capelania universitária. “Pretendemos realizar dois cultos durante cada semestre letivo com alunos e professores de todas as Faculdades e Universidades de Fortaleza. Nesses cultos, as mensagens focarão o equilíbrio bíblico entre vida cristã e vida acadêmica. Falaremos também sobre temas apologéticos, bem como procuraremos estimular os cristãos a enfrentar com confiança os desafios do mundo intelectual”, afirmou.

Em entrevista para o Portal Guiame, Glauco revela como surgiu a ideia. “Foi em reunião com vários pastores de Fortaleza, eles pediram minha ajuda para acompanhamento pastoral dos membros universitários de sua igreja. Além disso, o projeto já estava como semente em meu coração, mas esperando o momento designado por Deus”, disse.

Questionado sobre os desafios que poderão ser enfrentados pelos alunos e professores, o Reverendo afirma que “o primeiro desafio a ser superado é o isolamento. Por isso, trata-se de uma comunhão, um culto de integração. Depois, é preciso enfrentar a timidez de confessar a Cristo num ambiente hostil. O terceiro desafio é valorizar a comunhão cristã acima de identificações acadêmicas”, pontuou.

Segundo Glauco, o objetivo do projeto é a “assistência pastoral e intelectual (dentro da cosmovisão cristã), o encorajamento para professar a fé e pensar de modo bíblico, a união para ganhar força e apoio nos dois outros objetivos mencionados”.

Para finalizar, Glauco deu dicas para quem deseja se integrar ao projeto. “Podem se engajar diretamente os professores universitários e estudantes universitários evangélicos. E de forma secundária (como ouvintes em preparação), os que estão no último ano do ensino médio. Os pastores também são convidados para também acompanharem o desenvolvimento espiritual de seu rebanho na universidade”, concluiu.

No projeto, colaboram Alfa e ômega (Cruzada Estudantil para Cristo), Vidas para Cristo, Missão Gap, vários irmãos da ABU, ORMECE e FA7.

Combate a ideologias anticristãs

De acordo com a publicação, o trabalho será um apoio para as igrejas, pois os pastores saberão que os membros de suas comunidades não estarão desassistidos frente às ideologias anticristãs. Glauco ressalva que é preciso o incentivo dos ministros eclesiásticos, para que os membros universitários de suas igrejas participem.

Além dos dois cultos realizados no início e no fim de cada semestre letivo, o projeto pretende organizar um Encontro Anual de Estudantes e Professores Evangélicos, com várias palestras sobre temas relacionados.

Os cultos serão realizados no Auditório da Faculdade 7 de Setembro e se destinam aos universitários e professores evangélicos de todas as Faculdades e Cursos.

Serviço

Culto de Integração de estudantes universitários e professores evangélicos de todos os Cursos e Faculdades de Fortaleza.
Data: 20 de fevereiro de 2016
Horário: 19h
Local: Auditório do NPJ da FA7
Endereço: Av. Alm. Maximiano da Fonseca, 1395 - Eng. Luciano Cavalcante
Entrada franca

Confira o convite do pastor Glauco em vídeo

veja também