Seminário de Ciências Bíblicas terá edição em Duque de Caxias (RJ)

Promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil, o encontro será realizado nos dias 15 e 16 de maio.

fonte: Guiame, com informações da SBB

Atualizado: Sexta-feira, 24 Abril de 2015 as 5:07

A Sociedade Bíblica do Brasil tem buscado apresentar as Escrituras Sagradas em formatos acessíveis e atualizados, que vão desde folhetos, passando pelo livro em si, até materiais digitais.
A Sociedade Bíblica do Brasil tem buscado apresentar as Escrituras Sagradas em formatos acessíveis e atualizados, que vão desde folhetos, passando pelo livro em si, até materiais digitais.

Nos dias 15 e 16 de maio, a cidade de Duque de Caxias (RJ) receberá mais uma edição do Seminário de Ciências Bíblicas, realizado pela SBB.

Realizada há mais de uma década pela Sociedade Bíblica do Brasil, a iniciativa visa contribuir para a ampliação do conhecimento sobre as Escrituras Sagradas. Para alcançar este objetivo, os encontros reúnem em suas programações, palestras que abordam aspectos sobre a tradução da Bíblia e sua história, bem como a aplicação dos ensinamentos do Livro Sagrado em diferentes setores sociais, na igreja, na família e na escola, entre outros.

Confira, a seguir, a programação completa do evento:

15 de maio – das 19h30 às 22h30
Traduções da Bíblia: histórias, princípios e influências – Paulo Teixeira: Aborda os princípios de tradução, de equivalência formal e equivalência funcional ou dinâmica, relacionando os aspectos que influenciaram essas versões. Entre as razões para o avanço das traduções, destaque para o desenvolvimento, pelas Sociedades Bíblicas Unidas, de edições contendo os textos originais, o engajamento de tradutores nativos e o uso de computadores. Esse trabalho possibilitou a transmissão da mensagem bíblica a milhões de pessoas que antes não podiam ser alcançadas com a Palavra de Deus.

Paulo Teixeira: É teólogo e linguista, especialista em Língua e Literatura Hebraica e secretário de Tradução e Publicações da SBB.

A Comunicação Contextualizada do Evangelho – Guilherme Ribeiro: "As pessoas rejeitam o evangelho não necessariamente por considerá-lo falso, mas porque ele já não faz mais sentido para elas. Será que a igreja conseguirá sobreviver ao desafio da modernidade?" Tomando como base esse questionamento do pastor e teólogo britânico John Stott, lançado há duas décadas, o palestrante fala da importância de mudar a forma de comunicar a mensagem bíblica. Além disso, apresenta caminhos e parâmetros para transmitir o evangelho de forma contextualizada e integral.

Guilherme Ribeiro: Pastor de Missões na Igreja Batista Memorial de ‎Alphaville, é graduado em Comunicação Social e pós-graduado em Teologia e ‎Ministério e Semiótica Psicanalítica. É ‎coautor dos comentários da Bíblia do Semeador e do livro Jornada com Jesus, ‎ambos lançados em 2014 pela Sociedade Bíblica do Brasil.‎

16 de maio – das 8h30 às 17h00
A formação do cânon – Paulo Teixeira: A partir do século IV, a palavra cânon, que originalmente significa cana ou junco, passou a identificar também as Escrituras, o conjunto de livros normativos para a fé e a vida dos cristãos. A palestra discorre sobre as duas posições a respeito da formação do cânon – se um processo puramente humano ou obra divina –, recorrendo a vários estudos que confirmam a segunda premissa.

Bíblia e a Evangelização – Christian Santiago Lo Iacono: A palestra abordará a Bíblia como um livro de salvação, o significado da pregação, o poder de Deus e o chamado para pregação. De acordo com o palestrante, é perigoso quando a tarefa da pregação é exercida apenas por quem "sente" o chamado. Esta obra não depende de sentimentos, mas de Deus.

Christian Santiago Lo Iacono: É graduado em Direito pela UFRGS e em Teologia pela ULBRA. Tem mestrado em Teologia na área da Hermenêutica Bíblica pela Escola Superior de Teologia (EST), de São Leopoldo (RS). É pastor da Igreja Evangélica Encontros de Fé em Porto Alegre e membro da Diretoria da SBB.

A missão de levar a Bíblia à Pátria – Paulo Teixeira: Nesta palestra, serão destacados os vários esforços da Sociedade Bíblica do Brasil para difundir a Bíblia e a sua mensagem. Entre os destaques está a apresentação dos programas sociais da entidade, voltados especialmente para as populações em situação de vulnerabilidade e risco social, e o programa Sócio Evangelizador, mantido pela SBB há mais de 30 anos.

Serviço:
Seminário de Ciências Bíblicas de Duque de Caxias (RJ)
Data: 15 e 16 de maio de 2015
Local: Primeira Igreja Batista Universitária do Brasil
Endereço: Rua Passos da Pátria, 239, Jardim 25 de Agosto , Duque de Caxias (RJ)
Horário (s):15/5 – Das 19h30 às 22h30 e 16/5 – Das 8h30 às 17h00
Investimento: R$ 30,00 (valor correspondente ao preço de dois exemplares da Bíblia); para seminaristas, o valor é R$ 15,00.
Inscrição e informações: Universidade Unigranrio - Escola de Teologia, Térreo do Bloco e pelos telefones 0800-727-8888, (21) 3671-9945, (21) 98756-6823; (21) 2673-3599.
Inscrição online: www.sbb.org.br/seminarios 
Vagas limitadas

veja também