Avalie-se e submeta-se à avaliação

Faça uma avaliação de sua própria vida e submeta-se a avaliações dos outros

fonte: Guiame, Cleverson Pereira do Valle

Atualizado: Quarta-feira, 23 Setembro de 2015 as 8:52

Pensando
Pensando

Em 2ª Coríntios 13.5 diz: “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.”

Participei, no início de setembro, de um curso de aperfeiçoamento para docentes, a minha tarefa e dos colegas era dar quatro aulas. Todas as aulas seríamos avaliados pelos facilitadores e pelos colegas da classe.

Fomos avaliados em dez itens: conteúdo, conhecimento, experiência, prática, explicação, comunicação, metodologia, abordagem, tempo de aula e atitude. Aconteceram as aulas teóricas também, passamos a nos familiarizar com termos como: Andragogia, Taxonomia de Bloom, Técnicas de Comunicação etc...

Confesso que fiquei incomodado ao saber que estava sendo avaliado, estava apreensivo, suava frio e muito nervoso. A maioria das pessoas não gostam de passar por avaliação, querem fazer tudo do jeito delas, não querem ser questionadas em nada.

O problema é que as vezes erramos porque não temos limites, não nos submetemos a avaliações. O perigo é sempre fazer as coisas do mesmo jeito e achar que estamos agradando. Sem uma avaliação não saberemos se evoluímos ou regredimos.

Creio que a primeira avaliação tem que ser a sua própria, o texto bíblico diz que devemos examinar a nós mesmos.

O contexto era a respeito da fé em Cristo, se os da igreja de corinto estavam firmes na fé ou não, era preciso fazer uma avaliação.

Depois é necessário pedir uma avaliação das pessoas que nos cercam, peça ao seu cônjuge para avaliar seu comportamento diário, peça para os seus filhos, seus pais. Submeta-se a uma avaliação na empresa, na escola, na Faculdade, enfim, não dificulte as avaliações.

Quando somos avaliados nós crescemos, saio do curso de aperfeiçoamento de docentes com determinação, quero melhorar mais e mais.

Faça uma avaliação de sua própria vida e submeta-se a avaliações dos outros, será para o seu próprio crescimento.

veja também