10 coisas a serem reavaliadas após 10 anos de casamento

No décimo aniversário de casamento, é válido fazer uma pausa para analisar se alguma correção precisa ser feita

fonte: http://familia.com.br/

Atualizado: Segunda-feira, 7 Abril de 2014 as 4:37

casalApós 10 anos de casamento, é importante lembrar que vocês estão apenas começando. O futuro de seu casamento é como um oceano aberto à sua frente, embora você ainda veja terra firme atrás de si. Vocês avançaram apenas o suficiente para saber que precisam fazer uma pausa, e determinar se estão no caminho certo ou não e fazer quaisquer correções de curso necessárias.

Aplicando esta lista de temas a serem revistos, vocês podem ajudar a garantir que o seu futuro seja mais feliz e mais saudável do que o seu passado.

1. Crianças

Aos dez anos de casamento é um bom momento para avaliar o número de filhos que terão. Muitos casais atualmente costumam esperar mais tempo para ter filhos. Vocês podem talvez nem ter algum ainda e é um momento para decidir se querem ou não ter (ou adotar) algum.

2. Finanças

Com o brilhante entusiasmo dos recém-casados, vocês podem ter tido uma expectativa diferente de onde estariam hoje financeiramente, ao invés de onde se encontram realmente. Este é um ótimo momento para ajustar e redefinir expectativas. Felicidade financeira tem mais a ver com as expectativas do que com a quantidade real de dinheiro que vocês têm.

3. Casa

Dez anos de casamento é um momento de atentar para onde você está vivendo. Mudar-se com frequência é contraproducente para o bem-estar da sua família e da situação financeira, mas o balanço de onde você está na vida e como sua casa serve à família faz muito sentido. Considere modernizar e reformar antes de se mudar.

4. Amigos

Neste ponto de suas vidas, vocês já devem ter feito a transição completa do seu grupo de amigos do tempo de solteiros para o seu grupo de amigos agora que são casados. Com sorte, alguns de seus amigos do tempo de solteiros, fizeram a transição com você. Façam um balanço de seus relacionamentos e a partir disso, tente alcançar as pessoas que deveriam ter uma posição maior em seus relacionamentos, mas que já andam desbotadas e com um papel menor em sua vida.

5. Família estendida

Certifiquem-se de manter contato com seus familiares não imediatos - especialmente aqueles que eram mais próximos quando vocês estavam crescendo. Mostrem que estão interessados em cultivar essas relações como um casal. Seus pais certamente gostariam de vê-los e saber mais de suas vidas do que sabem e veem agora. Pense em maneiras de nutrir essas relações, enquanto vocês e eles ainda são jovens o suficiente para desfrutar a vida.

6. Carreiras

Certamente você e seu cônjuge trabalham. Tomem um momento para refletir em conjunto sobre suas carreiras. Se um de vocês gostaria de fazer uma mudança, encontrem maneiras de se apoiarem mutuamente neste sentido. Uma grande mudança de carreira pode ser difícil para a família, mas trabalhar de forma cooperativa pode suavizar o desconforto. Lembre-se de que seu relacionamento é mais importante do que o dinheiro e busquem proteger seu relacionamento acima de tudo.

7. Animais

Para muitas pessoas, animais de estimação é uma parte importante da família. Se vocês estão nessa situação - ou pensam que deveriam estar - analisem o papel dos animais em sua família. As crianças podem ser significativamente impactadas por animais de estimação. Tirem um tempo para pensar sobre isso juntos.

8. Carro

Essa pode parecer uma consideração trivial, mas o dinheiro gasto em um segundo carro ou para adquirir um carro melhor, pode ter um impacto significativo sobre a reforma da casa e sua capacidade de fazer outras coisas que você quer fazer. Conforme as pessoas envelhecem, elas muitas vezes desenvolvem uma sensação de "precisar" de um carro melhor. Não se deixem apanhar na armadilha de permitir que os vizinhos, amigos ou colegas de trabalho decidam quanto dinheiro você deve gastar em um carro. Você pode ter muito mais coisas significativas para fazer com o dinheiro.

9. Seu relacionamento

Acima de tudo, celebrando o seu 10º aniversário, vocês devem olhar para si mesmos e seu relacionamento. Se não é o que deveria ser, busquem formas de corrigir quaisquer problemas antes de chegarem a um impasse. Falem sobre os desafios e comprometam-se ambos a buscar soluções satisfatórias.

10. Sua fé

Em nossa cultura maravilhosamente aberta e diversificada, você e seu cônjuge podem ser oriundos de diferentes tradições de fé. Isso pode ter feito com que nenhum de vocês honrasse essas tradições de fé. Reflita se a fé está desempenhando um papel adequado na sua família e conversem sobre como gostariam de seguir sua crença no futuro. Isso não precisa ser um duelo para que a fé de um "vença" sobre a do outro; ao contrário, você pode concordar em observar as práticas e os ensinamentos de ambos ou simplesmente seguir a sua própria fé e respeitar seu cônjuge, propiciando a seus filhos contato e envolvimento com ambas.

Uma reflexão sobre esses dez itens e sobre seu décimo aniversário de casamento pode ajudá-los a fazer ajustes de curso que lhes permitirão navegar melhor nos mares que ainda surgirão à sua frente.


Devin Thorpe
- Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 10 things to revisit after 10 years of marriage, de Devin Thorpe.

veja também