Atitudes simples que fortalecem sua lealdade familiar

Reconheça e viva segundo os seus próprios princípios e garanta o envolvimento com a história de sua família e o comprometimento com o resultado coletivo

fonte: familia.com.br/

Atualizado: Sexta-feira, 2 Maio de 2014 as 9:58

famíliaO sentido de lealdade familiar representa o respeito à estrutura familiar e a harmonia na convivência.

Segundo Confúcio: “Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros”.

Lealdade pressupõe fidelidade aos compromissos assumidos na formação da família e algumas atitudes são fundamentais:

1- Haja sempre com sinceridade e honestidade, assim você estará colaborando pelo enraizamento desses valores na família e será sempre visto como uma pessoa confiável. A confiança é a base que sustenta qualquer relacionamento, seja entre marido e mulher, pais e filhos ou irmãos.

2- Seja fiel aos seus compromissos, assuma suas obrigações com alegria, faz parte da organização familiar a distribuição de tarefas, faça a sua parte com maestria.

3- Cumpra sempre as suas promessas, nada pode ser mais desagradável do que promessas vazias. Uma pessoa de caráter íntegro demonstra sua lealdade em atos simples e objetivos.

4- Ninguém acerta o tempo todo, ao errar peça desculpas e corrija o erro. Lealdade, também, pressupõe a busca do conhecimento que inclui a capacidade de questionar e decidir por si, assumindo as consequências de seus atos.

5- Seja o ponto de apoio para seus familiares, assim eles sempre estarão perto de você. Procure compreendê-los mesmo não concordando com eles e esteja sempre pronto a acolhê-los.

6- Os familiares, principalmente os mais jovens, precisam de bons exemplos que lhes norteiem a vida. Procure exemplificar os valores nos quais você acredita. Uma vida íntegra é garantia de consciência tranquila.

7- Proteja seus familiares em todos os sentidos, jamais aceitando qualquer tipo de afronta a reputação do cônjuge, dos filhos, dos pais, dos irmãos. Considere com seriedade o pacto da amizade com seus familiares.

8- Zele pelo pacto conjugal e se proteja contra qualquer interferência que possa colocar em risco o compromisso assumido no matrimônio.

9- Também seja fiel aos deveres com os filhos e com todos os que lhe são dependentes, incluindo os parentes idosos.

10- Faça da lealdade uma ideologia de vida. Seja leal a você mesmo e aos seus valores. Aja com conformidade com os seus conceitos de vida e cultive, dessa forma, admiração por você mesmo.

Reconheça e viva segundo os seus próprios princípios e garanta o envolvimento com a história de sua família e o comprometimento com o resultado coletivo, tanto nos bons como nos maus momentos.


- Suley Buriasco

 

veja também