Casais que moram juntos antes do casamento têm mais chance de se divorciar, diz pesquisa

Uma pesquisa indica que os problemas de um casal que decide morar junto antes do casamento podem ser potencializados a longo prazo.

Fonte: Guiame, com informações da CBN NewsAtualizado: terça-feira, 23 de outubro de 2018 às 14:11
A pesquisa indica que os problemas de casais que decidem morar junto antes de casar podem aumentar com o avançar do tempo. (Foto: CBN News)
A pesquisa indica que os problemas de casais que decidem morar junto antes de casar podem aumentar com o avançar do tempo. (Foto: CBN News)

Casais que preferem morar juntos antes de se casarem correm maior risco de se divorciar, segundo um novo estudo. A pesquisa foi publicada na edição de setembro do 'Journal of Marriage and Family', nos Estados Unidos.

O "efeito de coabitação pré-marital" — que tem sido estudado por cientistas sociais há vários anos — parece ser um fato real em termos de que duas pessoas que moram juntas antes de se casarem têm maior probabilidade de entrarem em desarmonia durante o casamento e se divorciarem.

Os autores Michael Rosenfeld e Katharina Roesler concluem que as brigas desses casais significam um risco maior de divórcio. Eles alegam que os pesquisadores do passado que argumentaram que o efeito da coabitação desapareceu eram enviesados, observando os efeitos de curto prazo e não de longo prazo.

Scott Stanley e Galena Rhoades, do 'Institute for Family Studies', em Charlottesville, Virgínia (EUA), que confirmam as descobertas de Rosenfeld e Roesler, escrevem: "Para começar, é contra-intuitivo que morar junto antes do casamento não melhoraria as chances de um casamento bem-sucedido. Porém é verdade, há evidências para apoiar essa crença em um efeito positivo ".

Rosenfeld e Roesler também descobriram, através de seus dados, que viver juntos antes do casamento está ligado a menores probabilidades de divórcio apenas no primeiro ano de casamento. No entanto, eles descobriram que as chances de divórcio aumentam em todos os outros anos dos casais pesquisados ao longo de várias décadas de pesquisa colhidas a partir das Pesquisas Nacionais de Crescimento Familiar.

Seu estudo foi elaborado a partir de dados de mulheres americanas com idades entre 44 anos e mais jovens em seus primeiros casamentos de 1970 a 2015.

Conselhos

Quando ainda vivo, o renomado evangelista Billy Graham foi questionado por um homem sobre o caso de seu sobrinho, que estava decidindo morar com a namorada antes de se casar com ela.

O conselho de Graham foi alarmante. Ele disse que este tipo de relacionamento pode ser desfeito a qualquer momento. O evangelista também confessou essa atitude o lembrava a das pessoas nos dias de Isaías que disseram a Deus: “Se afaste; não se aproxime de mim” (Isaías 65:5).

"Em primeiro lugar, lembre-o de que, apesar de achar que encontrou a felicidade, corre o risco de viver uma grande infelicidade no futuro. Sempre vai faltar uma coisa importante: a estabilidade. Isso poderá se revelar a qualquer momento. O que acontece se um deles ficar entediado, chateado ou encontrar alguém mais atraente?", destacou Graham, sugerindo um reflexão.

"É por isso que espero que você também o exorte a encarar o futuro e a sua necessidade de orientação e sabedoria de Deus”, disse o pastor. “Uma vida focada apenas em si mesmo é vazia e insegura, mas Deus nos ama e Ele sabe o que é melhor para nós. Jesus disse: ‘Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância’ (João 10: 10)", finalizou o evangelista.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições