Coloque o amor no centro da sua família

A hora de demonstrar a seus filhos que você os ama é agora. Não deixe pra amanhã

fonte: familia.com.br/

Atualizado: Quarta-feira, 14 Maio de 2014 as 9:14

famíliaO amor verdadeiro é o que mantém uma família unida. Desta virtude decorrem muitas outras, tais como a paciência, a bondade, a compreensão, o perdão... A lista é interminável!

O fato é que, para que o amor possa exercer o poder de unir uma família, é necessário que ele seja colocado em prática. Ou seja, o sentimento deverá ser transformado em ação.

Mas como demonstrar amor quando parece que seremos engolidos pela lista interminável de tarefas a cumprir? Há momentos em que você se sente perdido como pai ou mãe?

Se sente que precisa demonstrar mais amor a seus filhos (todo aquele amor que você sabe que tem, mas tem dificuldade em expressar) confira estas 10 sugestões:

- Decida uma coisa especial que você pode fazer individualmente com cada um de seus filhos esta semana. Pode ser qualquer coisa. O importante é que seja algo que ele goste, algo especial, um momento em que você estará 100% presente para ele.

- Hoje, faça cada um de seus filhos rir incontrolavelmente. E observe como você irá se sentir após isso.

- Em um caderno, agenda ou bloco de notas, comece a anotar cada bom momento que passou com seus filhos. Anote cada momento em que você cuidou, ensinou ou nutriu cada filho e surpreenda-se com a mãe (ou pai) maravilhosa que é.

- Diga a cada um de seus filhos que o ama. Se você não se sente à vontade para falar, escreva, deixe um bilhete, mande uma mensagem de texto pelo celular. Mas fale!

- Elogie seus filhos para outras pessoas e de preferência com eles presentes.

- Reúna fotos antigas e conte histórias sobre eles, do dia em que nasceram, dos aniversários, das viagens em família, dos momentos que foram importantes para vocês.

- Cozinhem juntos. Não precisa ser nada muito elaborado. O mais importante é a cooperação, é fazer algo juntos e ter um tempo a sós pra conversar sobre qualquer coisa.

- Esteja presente, sempre que possível, para prestigiar seu filho nas apresentações da escola, campeonatos e outras atividades que seu filho participar. Sua presença é o melhor presente que você pode oferecer.

- Brinquem juntos. Na brincadeira há cooperação, interação e diversão (principalmente diversão!). Se você tem crianças em casa, confira este outro artigo com muitas brincadeiras. Se seus filhos já são mais crescidinhos, este outro artigo traz várias sugestões para diversão em família.

- Trabalhem juntos. Envolvam-se juntos em um projeto de serviço para outra pessoa – pode ser alguém da família que esteja precisando de ajuda ou mesmo algum projeto da comunidade.

Há uma música famosa que diz:

“É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã Porque, se você parar pra pensar, na verdade não há”

(Pais e Filhos – Legião Urbana)

A hora de demonstrar a seus filhos que você os ama é agora. Não deixe pra amanhã.

Escolha uma das 10 sugestões dessa lista e coloque em prática hoje!


- Marilia Condé Aguilar

veja também