Como ser uma mulher, mãe e esposa ideal

Somos princesas. Somos valorosas e, sim, somos guerreiras! Ainda que não possuamos trajes lindos, sedosos e caros, mas vestimos algo de maior valor, o caráter, a ternura, a bondade, a fé, a compaixão, a força, a obediência, o sacrifício, a retidão...

fonte: familia.com.br/

Atualizado: Segunda-feira, 12 Maio de 2014 as 8:46

mulherUma mulher ideal, mulheres de valor, mulheres de virtude, nobreza, mulheres com qualidades que excedem em coragem, que o dinheiro nem o poder nem a chantagem as compram, mulheres únicas, simples, mas únicas, mulheres filhas de um rei! Princesas destinadas a serem rainhas! E elas existem? Sim! Somos nós, guerreiras, que apesar das tormentas, levantamo-nos todos os dias com a certeza de que fazer a vontade do Senhor deve ser maior que a nossa própria vontade!

Mas, o caminho, com certeza, não é fácil para ser uma mulher ideal. O mundo, responsabilidades e preocupação podem tirar o nosso foco em nossa própria verdade e reais prioridades, como a nossa família. Por isso, decidi falar mais sobre este tema, para que nunca esqueçamos o nosso atributo de beleza espiritual e de nobreza em sermos filhas de um rei: nosso amado Pai Celestial.

Somos suas filhas. Somos princesas. Somos valorosas e, sim, somos guerreiras! Ainda que não possuamos trajes lindos, sedosos e caros, mas vestimos algo de maior valor, o caráter, a ternura, a bondade, a fé, a compaixão, a força, a obediência, o sacrifício, a retidão...

"Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis." (Provérbios 31: 10)

Como ser essa mulher tão ideal?

Faz o bem

A mulher valorosa e especial faz somente o bem a todos a quem lhe rodeia, prefere o silêncio a usar palavras que ofendam ou magoem, é boa com seu esposo e filhos e só tem olhos para o bem de sua família, é boa ouvinte das necessidades de seu esposo e agrada-lhe com ternura e amor.

Executa sem reclamar

Mulher virtuosa é aquela que, mesmo cansada após um dia estressante e preocupante, toma forças para fazer o melhor para seus familiares e dar exemplo ao mundo, tarda em se ofender e julgar, trabalha com dedicação, acorda às 4:00 da manhã se for preciso para passar as roupas do trabalho de seu esposo e cuidar da lancheira e almoço de seus filhos, oferta tempo para amar ao próximo e faz o bem sem olhar a quem. Apesar de exausta, esforça-se e tem bom ânimo, levanta-se e faz, e é por isso ajudada por força Celestial. "Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado. Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata. Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura." (Provérbios 31:13-22)

Tem força e honra

A mulher valente é vigorosa e defensora da lei, sabe portar-se com dignidade e respeito, prefere usar roupas compostas do que expor seu corpo na rua, tem olhos brilhosos com luz e espírito, honra seu marido e é fiel ao seu amor e confiança, é também forte nas lutas e não se vence pelo cansaço ou desânimo. "A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro." (Provérbios 31:25)

É sábia

A mulher ideal tem como amiga a sabedoria, pondera e reflete antes de falar ou agir, passeia com os bons pensamentos e conversa com as boas atitudes, é elogiada por isso, e seus filhos a respeitam e admiram-na. "Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva." (Provérbios 31:26, 28) "O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução." (Provérbios 1:7)

Preza pelo interior

Uma mulher especial preocupa-se com sua beleza interior, também arruma os cabelos, penteia-os, coloca broches e se perfuma com a essência das flores, mas trabalha pelo aperfeiçoamento de seu interior, sendo diligente e ativa em boas obras, usando os enfeites da verdade, reluzindo luz, ainda que maltratada, envelhecida ou despenteada. "Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada." (Provérbios 31:30)

Boa companheira

Ela tem um amor genuíno que não suspeita mal, que só quer o bem, não é egoísta ou fala desonestamente, sabe elogiar e apreciar as dádivas que tem, não critica, não ofende, sua fala deve ser mansa e suave e ela deve saber ter autocontrole, não alimenta a contenda e não desrespeita seu esposo. (Ver 1 Coríntios 13). "O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida." (Provérbios 31:11-12)

Prepara-se diariamente

. Essa mulher se prepara com antecedência, organiza sua vida em bases que lhe ofertam maiores seguranças, ela é cautelosa, mas determinada e retém somente o que lhe faz bem.

Fortalece seu relacionamento com o Pai Celestial

Preocupa-se não somente com seu bem-estar físico, mas, principalmente, com seu bem-estar espiritual, porque sabe que o tempo aqui é breve e a herança futura resultará de suas escolhas neste tempo. "E se alegrará com o dia futuro." (Provérbios 31:25) "Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento." (Provérbios 3:5)

"Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!" (Provérbios 31:29)


- Fernanda Ferraz

veja também