Erros que podem destruir seu casamento

Confira uma lista com 12 atitudes que podem acabar com o seu casamento

fonte: familia.com.br

Atualizado: Segunda-feira, 31 Março de 2014 as 8:53

Briga de casalExistem vários motivos que levam duas pessoas a se unirem em matrimônio. Espera-se sempre que o motivo primordial seja o amor que nasceu entre elas. Mas seja qual for, em todos os casos, os dois esperam encontrar felicidade ao lado da pessoa que escolheram para dividir a vida.

Ao longo do tempo, no entanto, alguns casais se esquecem do que os motivou a se casarem. E a despeito de tudo o que construíram ao lado do cônjuge, deixam que a rotina, vícios, intolerância e a interferência de outras pessoas, por exemplo, acabem com o casamento.

Aí estão alguns motivos que levam ao fim do casamento:

1. Intolerância e excesso de crítica.
Lembre-se que seu cônjuge não é perfeito, nem foi moldado por você. Então, tente ignorar pequenas imperfeições e coloque as grandes qualidades acima do que você não gosta na pessoa que está todos os dias com você. Críticas só servem para fazer com que seu cônjuge se sinta horrível. Não pense que censuras vão mudá-lo. Elas vão fazer, sim, com que aos poucos seu cônjuge deixe de gostar completamente de você.

2. Levar em consideração mais a opinião de pessoas de fora.
Algumas pessoas têm o péssimo hábito de não considerarem importante a opinião do cônjuge, mas atendem na hora o palpite de alguém de fora, mesmo sobre coisas que só diz respeito ao casal ou à família. Quer minar aos poucos seu casamento? Então deixe sempre a opinião dos outros acima da de seu cônjuge.

3. “Hoje não posso”.
Para algumas pessoas, é sempre difícil reservar tempo para o cônjuge. Achar sempre uma desculpa para não satisfazer mimos de seu marido ou sua mulher é uma ótima maneira de desgastar o apreço que ele tem por você.

4. Infidelidade.
Sem dúvida está aí o motivo campeão. Nada é mais humilhante do que ser traído. Poucos casamentos sobrevivem à infidelidade. A menos, é claro, que haja arrependimento sincero por parte de quem traiu e o erro não se repita. Mas ainda assim, é necessário trabalho árduo para que a pessoa que deslizou conquiste novamente a confiança de seu cônjuge.

Veja sem detalhes outras formas de acabar com seu casamento:

5. Não elogie nunca, nem reconheça coisas boas.

6. Não converse.

7. Reclame o tempo todo de tudo.

8. Não faça carinho.

9. Não aceite carinho.

10. Critique seu cônjuge na frente dos outros.

11. Grite ao invés de conversar.

12. Jogue em seu cônjuge a culpa de todos os problemas.

A lista continua indefinidamente. Mas o mais importante é que o casal analise quais são os problemas mais prejudiciais de seu casamento e faça o possível para corrigi-los. A menos, é claro, que o casal queira mesmo ver o fim da relação.


- Marcia do Amaral Denardi Albuquerque

veja também