Formas simples de demonstrar gratidão à esposa

A ingratidão é um grande mal que assola qualquer relacionamento, e na maioria das vezes, principalmente com os cônjuges,é até inconsciente

fonte: http://familia.com.br/

Atualizado: Terça-feira, 8 Abril de 2014 as 12:02

casalQuem nunca ficou decepcionado e chateado, após se empenhar na realização de alguma tarefa, ao ver como reação da pessoa beneficiada uma clara apatia e desinteresse.

Não que seja necessário fazermos algo esperando um retorno, mas lá no fundo queremos um certo reconhecimento, e com certeza a ingratidão nos deixa muito tristes.

A ingratidão é um grande mal que assola qualquer relacionamento, e na maioria das vezes, principalmente com os cônjuges,é até inconsciente.

Com duas décadas de casamento, posso dizer que a ingratidão muitas vezes é fruto da rotina. Quando achamos que tudo que nossa esposa faz é “normal”, precisamos parar e reavaliar nossa atitude.

Atos simples podem demostrar real gratidão à nossa companheira:

1 – Ser companheiro

O marido precisa se dar conta de que companheirismo envolve amizade, amor, confiança, dentre outras características. A esposa precisa se sentir segura, e para tal, temos que agir como cavalheiros. Não quero dizer com isto que temos que ser independentes, e mostrar a ela que somos todo-poderosos. Pelo contrário. Companheirismo está relacionado a interdependência, onde ambos se completam.

2 – Ajuda nas tarefas domésticas

Não espere que ela peça, nem pergunte se quer ajuda. Simplesmente faça. Tome como responsabilidade uma tarefa e deixe claro que é sua. Aqui em casa sou responsável pelas roupas, e com quatro filhos... quanta roupa! Tenho que colocar para lavar, secar, recolher, dobrar e guardar (fui destituído deste último pois guardava tudo errado).

3 – Cuidar dos filhos

As responsabilidades para com os filhos são várias: brincadeiras, ensino, disciplina, etc. Quando se empenhar a eles, assim como a esposa, perceberá o trabalho maravilhoso que ela faz como mãe. A gratidão brotará naturalmente.

4 – Cozinhar

Se você sabe cozinhar, cozinhe algumas vezes. Se não sabe, aprenda e cozinhe para ela.

5 – Demostração de afeição

As palavras mágicas (obrigado, por favor, de nada, com licença) continuam em alta e tornam o relacionamento com a esposa mais saudável. Abraços, beijos e carinhos completam o pacote afetivo, devendo ser amarrado com o laço do romantismo.

6 – Saber ouvir

Diz o adágio popular que possuímos dois ouvidos e uma boca para podermos ouvir mais do que falamos. A atenção para quando a esposa fala, deve ser total, mesmo quando o assunto talvez lhe pareça sem importância. Se veio da pessoa que mais ama, tem que ser importante para você também.

7 – Elogiar

Quem não gosta de elogios? É necessário elogiar não apenas grandes realizações de sua esposa, mas as pequenas do dia a dia, como o penteado, a roupa, aquele olhar, o sorriso lindo, etc.

8 – Fazer por si mesmo

Comprar um cartão e um buquê de flores sempre é bom, mas quando se usa do próprio tempo fazendo seu próprio cartão e sai pelo bairro em busca de uma flor, posso garantir que o impacto será bem maior. Ela perceberá que você se importou de uma maneira diferente.

A gratidão pela esposa deve ser algo que qualquer um perceba em nós.


- Marcelo Bighetti

veja também