Quatro coisas que sua esposa está esperando ouvir

Quatro coisas que sua esposa está esperando ouvir

Atualizado: Quarta-feira, 5 Março de 2014 as 2

casalExistem inúmeras maneiras de um marido mostrar amor por sua esposa: escrevendo palavras de amor no espelho do banheiro, dando um abraço ou uma massagem depois de um dia ruim ou levando as crianças para brincar lá fora de modo que ela possa ter algum muito necessário "tempo para si". Mas, provavelmente a mais fácil – e às vezes mais negligenciada - forma de um marido demonstrar amor por sua esposa é simplesmente dizendo sinceras palavras de bondade, validação e reconhecimento. Como seu companheiro, amigo e confidente, tente ao passar de cada dia dizer "Eu amo você” com real intento e sentindo exatamente o que está dizendo e como está dizendo isso à sua amada. Se você não é um homem de muitas palavras, deixe-me ajudá-lo a começar.
 
1. Elogie sua beleza - por dentro e por fora. Algumas de nós sofremos com ataques à nossa autoestima todos os dias e até mesmo todas as horas. O entendido de moda na nossa frente na fila do caixa parece gritar: “Suas roupas são deselegantes!” Enquanto mulheres magras e de pernas longas nos sussurram de dentro das revistas "Você nunca vai ser boa o suficiente." Nós tentamos bloquear esses ataques. Tentamos nos amar apesar das estrias e dos quilos extras, mas às vezes nos sentimos como se estivéssemos afogando num mar de inadequação em um mundo obcecado pela beleza.
 
Como marido, você pode ser a voz de amor que a resgate da autodepreciação. Com poucas palavras, você tem o poder de fazê-la se sentir valorizada, amada e completamente aceita como esposa e mãe de seus filhos. Apenas uma pequena dica: Não espere até que ela esteja toda arrumada para elogiá-la. Alguns dos momentos mais significativos com o meu marido eram quando ele me dizia que eu estava linda com um rabo de cavalo bagunçado, sem maquiagem, ou ao ostentar um agasalho com capuz e calça de moletom. Meu coração traduz isso como: "Eu aceito você e a amo completamente. Você é linda, assim como você está agora".
 
Um bom acompanhamento para elogiar a sua beleza exterior é expressar o seu apreço por sua beleza interior. Dizer coisas como: “Obrigado por ser tão paciente comigo”, ou “Eu amo ver o quanto você é talentosa em...”, não só irá provar sua atração emocional para ela, mas também reafirmar que você é um compromissado e devotado companheiro para toda a vida.
 
2. Não espere até o Dia das Mães para lembrá-la de sua grandiosidade. É difícil ser mãe. Não estamos apenas tentando sintonizar as duras críticas internas, mas a batalha da não comparação do nosso dia ruim com o status da imagem de mãe perfeita no Facebook da vizinha. Algumas mães estão literalmente morrendo de fome emocional por um pouco de validação e apreço que deveriam vir com o glorioso título de “mãe". Dizer coisas como “Adoro o seu jeito de lidar com as crianças”, ou “Você realmente é uma mãe incrível e eu aprecio tudo o que você faz”, vai fazer maravilhas ao seu coração cheio de culpas.
 
3. Como posso ajudar? Se a sua esposa trabalha fora de casa ou fica em casa com os pequenos, a condição de cuidar da casa pode ser um assunto delicado. Resista à tentação de criticar os brinquedos espalhados por todo o chão ou a pilha de pratos sujos. Em vez disso, pergunte: "Como posso ajudar? O que você precisa que eu faça?” será música para seus ouvidos. Comunique a sua vontade de aliviar sua carga e use uma abordagem do tipo "nós" ao enfrentar as tarefas domésticas.
 
4. Compartilhar e conversar. Você já ouviu a frase “Gostaríamos de saber sua opinião", em uma folha de pesquisa pouco depois de experimentar um produto ou serviço? Muitas esposas se sentem da mesma maneira em relação a seus maridos.
 
No livro Então chega o Casamento, os doutores Ogletree e Brinley compartilham a forma como as mulheres se sentem sobre a comunicação: “Para as mulheres, a comunicação é a chave para amar e se sentir amada... As mulheres esperam que o amor dure para sempre, e esse tipo de relação é frequentemente alcançado por casais que aprenderam a buscar os níveis mais profundos de intimidade humana - físico, mental, espiritual e emocional”.
 
Eu adoro quando meu marido compartilha seu dia comigo - mesmo que seja a experiência engraçada no posto de gasolina ou a conversa que teve com seus colegas de trabalho. Pequenas coisas que me deixam entrar em seu mundo e me fazem sentir que ele quer que eu esteja lá. Sinto-me mais e mais conectada com ele e mais disposta a também compartilhar meus sentimentos e experiências.
 
Não espere até o aniversário dela ou Dia dos Namorados para dizer à sua esposa o quanto ela significa para você - ou simplesmente supor que ela já sabe. O defensor da família, Thomas S. Monson, disse: “Muitas vezes, presumimos que (as pessoas ao nosso redor) sabem o quanto as amamos. Mas nunca devemos presumir, devemos deixá-las saber. Nunca nos arrependeremos das palavras bondosas proferidas ou do afeto demonstrado. Em vez disso, nos arrependeremos se omitimos essas coisas em nossas relações com aqueles que nos são mais significativos."
 
Quanto mais cedo você expressar amor sincero e apreço por seu cônjuge, mais cedo você vai descobrir um mais rico e mais feliz casamento e melhor vida familiar.
 
 
- Debbie Sibert
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger
 

veja também