Três frases podem fazer toda a diferença no seu casamento

Se ao invés de agredir e culpar, a pessoa se dispor a apoiar e incentivar o crescimento pessoal do outro, certamente o relacionamento se tornará mais saudável e feliz

fonte: familia.com.br/

Atualizado: Quinta-feira, 8 Maio de 2014 as 11:43

casamentoMuitos casamentos são desfeitos ou perduram como tortura para os cônjuges pela inabilidade destes de lidar com os conflitos que surgem em qualquer relacionamento. Há urgência para que as pessoas entendam que conflitos podem se tornar positivos quando utilizados no processo de estreitar e amadurecer as relações. As pessoas são diferentes e é preciso compreender o cônjuge em sua forma de ser, sem tentar mudá-lo, dando a ele a liberdade de fazê-lo quando achar necessário. Se ao invés de agredir e culpar, a pessoa se dispor a apoiar e incentivar o crescimento pessoal do outro, certamente o relacionamento se tornará mais saudável e feliz.

Salvar o casamento

Importante que se esclareça que quando proponho sugestões que visem formas de salvar o casamento, não estou em absoluto me referindo a mantê-lo a qualquer preço. Em meu livro dedico um capítulo para reflexões sobre a separação inevitável, ponderando que cada ser humano tem seus próprios limites para lidar nas zonas conflituosas da vida, mas o que realmente preocupa são os rompimentos que causam tanto sofrimento e poderiam ser evitados; para esses casos que salvar o casamento é significativo e primordial.

Nesse sentido, o livro de Jaime Kemp enumera três frases que "podem salvar relacionamentos". Façamos algumas considerações sobre elas:

1- "Eu estou errado(a)"

Humildade em reconhecer o erro. Assumir que estamos errados não é uma tarefa das mais fáceis, pois se faz necessário que coloquemos nosso orgulho de lado, entretanto, só por isso já seria benéfica. O fato é que assumir a responsabilidade por nossos erros é elementar para mantermos um relacionamento saudável e, de mais a mais, ninguém está totalmente certo sempre, não é mesmo? Estando envolvidos em algum conflito, sempre teremos uma parcela nele; mesmo que não o tenhamos provocado, alguma coisa fizemos para que ele se desenvolvesse. Gerenciando conflitos evitamos que a crise se dissipe e tome proporções indesejadas. Com certeza, reconhecer o próprio erro é uma forma justa de buscar a solução de qualquer questão.

2- "Por favor, me perdoe"

O perdão é importantíssimo para cicatrizar qualquer ferida no relacionamento. Não basta saber que errou, nem mesmo arrepender-se; é preciso manifestar esse sentimento através do pedido de desculpas e da remição. Pedir perdão com sinceridade e vontade de jamais incorrer no erro é característica de almas nobres que já entenderam o poder da humildade. No artigo 5 sugestões para conquistar o perdão da esposa trago reflexões que podem facilitar muito esse caminho e que valem para a conquista do perdão do marido também. A verdade é que todos nós sempre cometemos algum deslize e pedir perdão é uma forma inteligente de propor a paz e encerrar brigas.

3- "Eu amo você"

Parece simples, não é? Em minha experiência, comprovo que a falta de verbalização e de atitudes de amor e carinho deterioram mais rapidamente a vida conjugal. Depois de algum tempo de casados muitos cônjuges acreditam que não é mais preciso dizer essa frase tão simples, mas o fato é que dita com sinceridade de sentimento ela é capaz de operar grande transformação em quem a ouve. Demonstrar amor é uma forma segura de terminar com mal-entendidos e promover a união do casal.

Pense nisso, coloque em prática e use dessas frases para manter seu casamento sadio e feliz!


- Suely Buriasco

 

veja também