MENU

Israel

“Como cristãos, somos chamados a abençoar Israel”, diz vice-presidente dos EUA

O vice-presidente americano, Mike Pence, esteve com mais de 40 líderes mundiais e chefes de Estado no 5º Fórum Mundial do Holocausto, em Jerusalém.

Fonte: Guiame, com informações da CBN NewsAtualizado: sexta-feira, 24 de janeiro de 2020 às 13:51
Mike Pence esteve com mais de 40 líderes mundiais no 5º Fórum Mundial do Holocausto, em Jerusalém. (Foto: CBN News)
Mike Pence esteve com mais de 40 líderes mundiais no 5º Fórum Mundial do Holocausto, em Jerusalém. (Foto: CBN News)

“Nunca mais”. Esse foi o voto que o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, fez nesta quinta-feira (23) enquanto falava no 5º Fórum Mundial do Holocausto, no memorial Yad Vashem, em Jerusalém.  

Ao seu lado estavam mais de 40 líderes mundiais e chefes de Estado, que celebraram o dia em que os portões de Auschwitz foram destruídos e se comprometeram a não permitir que outro holocausto aconteça.

Em entrevista à CBN News, Pence refletiu sobre a importância do apoio aos judeus. “Foi inspirador ver quase 50 países se reunindo, reis, presidentes e primeiros-ministros, todos unidos em torno da mensagem ‘nunca mais’, 75 anos após a libertação de Auschwitz”.

Pence disse que sua ligação com Israel, assim como muitos cristãos, é “uma conexão do coração”. “Para os cristãos, estamos fundamentados na convicção de que somos chamados a abençoar Israel”, disse.

“A Bíblia diz que aqueles que abençoarem Israel serão abençoados e aqueles que amaldiçoarem Israel serão amaldiçoados. E realmente, desde antes da fundação da América, os americanos pediram a restauração de Israel na Terra Prometida e, quando Israel foi restaurado em 1948, a América foi a primeira nação do mundo a reconhecer o Estado judeu de Israel. Estivemos com eles a cada passo do caminho”, acrescentou.

A visita de Pence a Israel acontece no contexto de um crescente antissemitismo. No ano passado, pesquisadores da Universidade de Tel Aviv relataram que 2018 registrou o maior número de judeus mortos em ataques antissemitas em décadas. Os atos violentos contra judeus ocorrem com mais frequência na Europa Ocidental, diz o estudo.

“Há uma maré crescente de vil anti-semitismo que está surgindo em todo o mundo”, reconheceu Pence. “Vimos isso resultar em violência nas sinagogas, como em Pittsburgh e em Los Angeles”.

“Mas a boa notícia é que o mundo está se mobilizando. O povo americano está ciente disso”, completou.

Esforço dos EUA para acordo de paz

O governo de Donald Trump tem sido extremamente favorável a Israel em suas políticas. Os EUA mudaram oficialmente sua embaixada de Tel Aviv para Jerusalém em 2018, reconhecendo a cidade santa como capital de Israel. 

Depois de se encontrar com o primeiro-ministro de Israel na quinta-feira, Pence anunciou que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu e seu principal rival político, Benny Gantz, foram convidados a Washington na próxima semana para discutir a “perspectiva de paz” com os palestinos. 

“O presidente Trump me pediu para estender um convite ao primeiro-ministro Netanyahu para ir à Casa Branca na próxima semana para discutir questões regionais, bem como a perspectiva de paz aqui na Terra Santa”, disse Pence. 

A mídia israelense relata que o plano deve favorecer Israel fortemente, dando à nação judaica controle sobre grandes partes da Cisjordânia, também conhecida como Judeia e Samaria.

O vice-presidente também falou sobre como é estar em Israel como cristão. “Estar na Terra Santa é sempre muito emocionante para mim. Estar a apenas um quarteirão de distância das pedras por onde Jesus caminhava, viajar para as ruínas de Cafarnaum, onde o Sermão da Montanha foi apresentado, tudo isso cria uma conexão incrível. Isso está nos hinos da nossa juventude, nas lições da Escola Dominical”, disse ele.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições