'Protestantismo e história: Brasil e França na visão de Émile Léonard'

'Protestantismo e história: Brasil e França na visão de Émile Léonard'

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:04
Editora MackenzieProtestantismo e história: Brasil e França na visão de Émile Léonard, lançamento da Editora Mackenzie, reúne 16 textos do renomado historiador francês, que foi professor da Universidade de São Paulo (USP) de 1948 a 1950. Há textos até agora inéditos tanto no Brasil quanto na França.
 
O lançamento da obra será no dia 28 de outubro, às 16h, na Galeria Cultura Bíblica, na Rua Conde de Sarzedas, 22, Sé. O livro é indicado para teólogos, estudantes, pesquisadores e professores interessados na história do protestantismo no Brasil. A obra é apresentada pelo prof. dr. João Baptista Borges Pereira, antropólogo, professor da USP e da UPM.
 
Émile Léonard chegou ao Brasil em 1948 para lecionar História na USP por indicação de Lucien Febvre, um dos fundadores da nouvelle histoire (1929), escola que, mais tarde, se tornaria um paradigma na historiografia mundial.
 
Para reunir os textos de Léonard na coletânea Protestantismo e história, o organizador, Marcone Bezerra Carvalho, entrou em contato com universidades francesas, igrejas e periódicos brasileiros, e a família do autor, falecido em 1961. Carvalho é mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano JMC.
 
Siga-nos

Mais do Guiame