ADRA: 30 anos, uma história de serviço

Calcula-se que em seus 30 anos de história, a ADRA tenha beneficiado diretamente mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Sem dúvidas, estes são números expressivos, considerando o slogan da agência que é: Transformando o Mundo Uma Vida de Cada vez

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Sexta-feira, 6 Junho de 2014 as 12:08

ADRA 30 anosGostaria de usar minha coluna deste mês para destacar algo importante que está acontecendo este ano no mundo humanitário – a comemoração dos 30 anos de existência da agência humanitária adventista, a ADRA.

O ano de 2014 é muito especial para a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais – ADRA. A exatamente 30 anos, em 1984, a Igreja Adventista do Sétimo Dia decidiu estabelecer uma agência humanitária com o objetivo de realizar projetos de desenvolvimento comunitário e prestar ajuda humanitária ao redor do mundo.

Hoje, 30 anos depois a ADRA tem muitos motivos para comemorar. Com presença em 134 países, suas centenas de projetos espalhados pelo mundo beneficiam diretamente cerca de 20 milhões de pessoas por ano. No Brasil, por exemplo, são mais de 50 projetos e parcerias que beneficiam mais de 100 mil pessoas todos os anos. Estes números demonstram a maturidade e importância do trabalho desenvolvido pela agência adventista ao redor do mundo.

Além das centenas de projetos de desenvolvimento comunitário na áreas de saúde, educação, desenvolvimento econômico, combate a fome e desnutrição, a ADRA se destaca também por levar ajuda humanitária de emergência em tempos de desastres naturais e guerras. Em todos os grandes desastres que aconteceram nos últimos 30 anos no mundo, tais como terremotos, tsunamis, inundações, tufões, etc., a ADRA com certeza esteve presente aliviando o sofrimento de milhões de pessoas.

Um dos pontos altos da história da agência foi o recebimento do Status Consultivo Geral da ONU concedido à agência em 1987. Sem dúvidas um reconhecimento importante pelo trabalho desenvolvido pela ADRA no mundo.

Talvez uma pergunta que você pode estar fazendo é a seguinte: como são financiados os projetos da ADRA? Como na maioria dos casos das organizações sociais e humanitárias, a ADRA depende de algumas fontes variadas de recursos para realizar o seu trabalho, tais como recursos de sua mantenedora, a Igreja Adventista, responsável pela estrutura administrativa básica, parcerias com governos, fundações e empresas privadas, e doações de pessoas físicas. Vale destacar também o apoio de milhares de voluntários que doam seu tempo e talento para a agência em todo o mundo.

Calcula-se que em seus 30 anos de história, a ADRA tenha beneficiado diretamente mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Sem dúvidas, estes são números expressivos, considerando o slogan da agência que é: Transformando o Mundo Uma Vida de Cada vez.

Antes de terminar, gostaria de registar aqui minha alegria e privilégio de estar servindo na ADRA por 18 anos, não somente aqui no Brasil, mas também em Angola, Moçambique, Armênia e Índia. Meu grande desejo e sonho é que não precisemos existir por mais 30 anos. Entretanto, se for necessário, tenho certeza que a ADRA seguirá cumprindo o seu papel de aliviar o sofrimento humano quando e onde for necessário. Parabéns ADRA por seus 30 anos, sem dúvidas, uma linda história de serviço.

Para conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela ADRA no mundo e no Brasil acesse os seguintes links:

Website da ADRA Internacional (em Inglês) – www.adra.org
Website da ADRA Brasil – www.adra.org.br
Facebook da ADRA Internacional – https://www.facebook.com/joinADRA
Facebook da ADRA Brasil – https://www.facebook.com/amigosADRABrasil


- Paulo Lopes

 

veja também