Agência alemã faz alerta sobre poder de ataque e continuidade do Estado Islâmico

Militantes islâmicos na Alemanha estão prontos para se unir ao grupo nos ataques

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quarta-feira, 29 Outubro de 2014 as 12:03

Estado IslâmicoA BND, agência de inteligência externa externa alemã, fez um recente alerta sobre as ações do Estado Islâmico, principalmente sobre o crescimento de militantes islâmicos dentro da Alemanha prontos para se juntarem ao grupo no Iraque e na Síria para violentes embates.

"Os militantes do Estado Islâmico terão condições de montar operações no Iraque 'no futuro previsível', apesar dos ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos e dos esforços das forças de segurança iraquianas para recuperar territórios", afirmou a agência.

Ao ocupar diversas cidades na Síria e no Iraque, o Estado Islâmico declarou califado e expulsou ou matou diversos cristãos, muçulmanos xiitas e outros grupos que têm outra visão do islamismo.

Em comunicado, a BND deixa claro o poder de atuação que o Estado Islâmico ainda tem em regiões do Iraque e Síria.

Devido aos recursos limitados, as forças do presidente sírio, Bashar al-Assad, estão concentradas em centros urbanos como Damasco, Homs, Hama e Aleppo, no eixo norte-sul do país, e no litoral, onde tiveram alguns sucessos militares, disse a BND.

As forças de Assad praticamente deram as costas ao leste densamente povoado, permitindo a expansão do Estado Islâmico na região, acrescentou a agência.


com informações da Reuters/R7

 

veja também