ANAJURE coordena aliança internacional na luta pela liberdade religiosa

O deputado Leonardo Quintão, indicado pela ANAJURE para representar o Brasil, coordena diversos trabalhos de ajuda humanitária a cristãos perseguidos

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Terça-feira, 16 Setembro de 2014 as 12:58

ANAJURE_reunião internacionalPara que isso seja feito, a ANAJURE tornou-se parceira da United States Comission on International Religious Freedom-USCIRF (tradução: Comissão de Liberdade Religiosa Internacional dos Estados Unidos). Trata-se de um órgão federal do Governo americano que é suprapartidário e independente, tendo sido criado pela Lei de Liberdade Religiosa Internacional de 1998 com o objetivo de promover a liberdade religiosa em todo mundo.

Como fruto da parceria, a ANJURE foi convidada a promover a formação de uma frente parlamentar em defesa da liberdade religiosa a partir do Brasil.

Como uma das primeiras ações neste sentido, a USCIRF solicitou que a ANAJURE indicasse parlamentares brasileiros para representar o Brasil na Inglaterra em junho deste ano durante um evento internacional de parlamentares que lutam pela Liberdade Religiosa.

O Dr. Knox Thames, diretor de política e pesquisa da (USCIRF), foi quem convidou a ANAJURE a trabalhar em parceria com a All Party Parliamentary Group on International Freedom of Religion or Belief (Grupo Parlamentar de Todos os Partidos sobre Liberdade Internacional de Religião ou Crença), na Câmara dos Lordes, na Inglaterra.

Assim, o International Panel of Parlamentarians for Freedom of Religion or Belief - IPP (Painel Internacional de Parlamentares para a liberdade de Religião ou Crença) teve seu primeiro encontro em Oxford, na Inglaterra, e recebeu como representante brasileiro indicado pela ANAJURE o Deputado Federal Leonardo Quintão.

O objetivo do evento é formar um painel com parlamentares de vários países que atuem em defesa da liberdade religiosa e que haja em cada país uma Comissão de frente.

O Deputado Leonardo Quintão, com apoio da ANAJURE, coordena trabalhos de atendimento e ajuda humanitária para cristãos perseguidos. E visando apoiar a entrada do Brasil neste projeto, em reunião pública realizada no dia 07 de agosto deste ano, a ANAJURE esteve reunida com parlamentares convidados, falando sobre as condições atuais de Liberdade Religiosa no mundo, com relatórios e informativos de juristas internacionais que trabalham em entidades de ampla atuação no exterior e em países que apresentam altos índices de Intolerância Religiosa, violações aos Direitos Humanos e à Liberdade de Expressão.

De autoria do Deputado Federal Roberto de Lucena, o Projeto de Lei (PL) 7787/2014 traz a proposta de que o presidente da República Brasileira possa suspender as relações diplomáticas e comerciais com os países que desrespeitem os direitos humanos ou promovam intolerância religiosa. A ANAJURE declara total apoio ao projeto de lei.


com informações da assessoria Anajure

veja também