Bíblia ainda não foi traduzida para 2.000 idiomas

Bíblia ainda não foi traduzida para 2.000 idiomas

Atualizado: Sexta-feira, 13 Fevereiro de 2009 as 12

Embora seja o livro mais divulgado mundialmente, a bíblia ainda não foi completamente traduzida para mais de 2.200 línguas no mundo, o que faz com que 190 milhões de pessoas ainda não tenham acesso ao livro sagrado em seu idioma.

A bíblia completa foi traduzida até o momento para pouco mais de 500 idiomas das 6.912 línguas faladas no mundo, segundo dados de missões que atuam na área de lingüística e tradução. Outros 2.400 idiomas possuem alguma parte já traduzida, como Salmos, Provérbios, Novo Testamento ou Evangelho de João.

A importância do ensino da bíblia

Promover o acesso de um povo à bíblia para a língua em sua língua materna é uma das missões prioritárias dos obreiros que trabalham nos campos missionários transculturais. Até porque, historicamente, foi um dos pilares da Reforma Protestante implementada por Lutero e Calvino na Europa e que se espalhou pelo mundo. Plantar uma igreja e não disponibilizar a Palavra de Deus é correr o sério risco de ver os membros daquela comunidade não evoluírem no conhecimento e na maturidade espiritual. Além de possibilitar a entrada, e conseqüente solidificação, de doutrinas e ensinamentos que destoam do que a Palavra realmente diz. Afinal, a fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17).

veja também