Boko Haram domina cidades na Nigéria e espalha terror entre os cristãos

"Os homens cristãos são capturados e decapitados; as mulheres se veem obrigadas a se transformar em muçulmanas e são tomadas como esposas pelos terroristas", relata porta-voz

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Sexta-feira, 29 Agosto de 2014 as 10:21

Boko HaramNa semana passada, a mílicia radical islâmica Boko Haram assassinou muitos cristãos em Madagali, no norte da Nigéria, quando tomaram o controle do local. A informação foi dada nesta sexta-feira (29) pela imprensa local.

"Dezenas de pessoas foram assassinadas e uma grande quantidade de edifícios da igreja foram queimados", relatou o porta-voz da igreja da cidade, Gideon Obasogie, citado pelo jornal local "The Punch".

A cidade de Madagali está próxima à cidade de Gwoza, que no domingo foi declarada sob domínio islâmico pelo grupo radical.

Segundo relatou o sacerdote, "os homens cristãos são capturados e decapitados; as mulheres se veem obrigadas a se transformar em muçulmanas e são tomadas como esposas pelos terroristas".

Muitos habitantes da região fugiram e deixaram suas casas desde o início dos ataques. Muitas igrejas foram obrigadas a fechar e o território tem sido tomado pelo grupo islâmico diante da falta de preparo do exército nigeriano.

Desde que a polícia acabou em 2009 com o então líder e fundador de Boko Haram, Mohammed Yousef, os radicais mantêm uma sangrenta campanha que se intensificou nos últimos meses.

Neste ano, o grupo islamita assassinou cerca de três mil pessoas e a mais de 12 mil desde 2009, segundo os cálculos do governo.


com informações do Terra

 

veja também