Cristão fala sobre a falta de liberdade religiosa no Cazaquistão

"Ore para que os líderes consigam registrar suas igrejas perante as autoridades", pede ele

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Sexta-feira, 10 Outubro de 2014 as 4:02

CazaquistãoClassificado como o 39º país mais opressor aos cristãos, o Cazaquistão tem uma população em que 65% das pessoas professa a fé islâmica.

Se converter ao cristianismo significa perder a identidade nacional aos cazaques.

Para entender melhor como é a vida de quem escolhe server a Jesus no Cazaquistão, a Missão Portas Abertas conversou com um cristão local. Confira:

Como é a vida no Cazaquistão?
Este é um país muito diverso. No lado ocidental está o mar Cáspio e, no lado oriental, a China. Almaty é a maior cidade do país, rodeada por uma cadeia montanhosa. Os invernos são muito frios e os verões muito quentes.

Muitas vezes, ouvimos apenas sobre os aspectos negativos de um país onde os cristãos enfrentam perseguição. O que você mais gosta sobre o seu país?
O que eu mais gosto é que as pessoas não são materialistas. Cerca de dez anos atrás, tivemos um 'boom' do petróleo e isso aumentou a riqueza em nosso país. Muitas nações teriam visto uma grande mudança em sua cultura, mas o povo do Cazaquistão não está atrás do materialismo. Para a maioria das pessoas, a felicidade é construída com as coisas simples. Acho que isso se deve em parte às suas raízes nômades. Além disso, os cazaques dão muito valor à liberdade, que é outra característica admirável.

Que tipo de perseguição a Igreja enfrenta hoje (em comparação com a época que o país fazia parte da União Soviética)?
Quando o país fazia parte da União Soviética, as pessoas não tinham a autorização de ter Bíblias em suas casas, e as igrejas tiveram de se reunir em segredo. A única igreja que foi autorizada a permanecer foi a Igreja Estatal Ortodoxa Russa (mas mesmo esta igreja tinha problemas).

A perseguição varia de região para região. De acordo com a União Soviética, a perseguição surgiu através do governo. Hoje, ela até pode vir do governo, mas, muitas vezes, vem de membros da família ou da sociedade. Cristãos indígenas, especialmente os convertidos, são perseguidos pela própria família, vizinhos e líderes religiosos.

Como cristãos ao redor do mundo podem orar pela Igreja no Cazaquistão?
Ore para que os líderes consigam registrar suas igrejas perante as autoridades. Peça para que Deus os proteja durante esse processo e os ajude a obter a concessão de se reunirem para adorar a Deus.

*Nome não divulgado por motivos de segurança.

 

 

veja também