Cristãos evangélicos sofrem perseguição de cristãos ortodoxos na Etiópia

“Recentemente, funcionários do governo convidaram todas as lideranças religiosas de Lalibela para uma reunião, com o propósito de formar um Fórum pela Paz Religiosa. Mas o líder da Igreja Ortodoxa Etíope abandonou a reunião, recusando-se a cooperar", conta um cristãos etíope

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Terça-feira, 6 Maio de 2014 as 9:47

EtiópiaNa Etiópia, os cristãos evangélicos têm sofrido forte oposição e perseguição, e não apenas por muçulmanos radicais, mas principalmente por cristãos ortodoxos.

A Igreja evangélica, presente no país há pouco mais de 20 anos, tem sofrido porque a Igreja Ortodoxa Etíope (IOE) tem utilizado toda a sua autoridade e influência para pressioná-la.

“Recentemente, funcionários do governo convidaram todas as lideranças religiosas de Lalibela para uma reunião, com o propósito de formar um Fórum pela Paz Religiosa. Mas o líder da Igreja Ortodoxa Etíope abandonou a reunião, recusando-se a cooperar. Ele está convencido de que somente a IOE deve estar presente em Lalibela. Os líderes da IOE têm feito vista grossa às nossas necessidades e dificuldades enquanto Igreja de Cristo”, compartilhou um cristão etíope.

“A Igreja é parte da história da Etiópia e, por isso, nós, cristãos, deveríamos viver em união. Em Lalibela (nome que herdou de seu antigo rei), no norte do país, foram construídas, no século 13, inúmeras igrejas em rochas que ficam abaixo do nível da terra. Essas igrejas são consideradas verdadeiros tesouros da arquitetura medieval e é o lugar de peregrinação de milhares de cristãos etíopes”, concluiu o contato da Portas Abertas.

Pedidos de oração

Louve a Deus pela existência de uma Igreja viva e atuante na Etiópia.
Ore para que as barreiras do denominacionalismo e tradições sejam derrubadas e para que haja união entre os cristãos do país.
Ore por cristãos evangélicos que estão presos injustamente por causa de sua fé.


com informações da Portas Abertas

 

veja também