Dalits cristãos protestam contra a discriminação por parte do governo, na Índia

Na Índia, as castas mais baixas recebem benefícios do poder público, principalmente se forem hindus. Aqueles que se identificam como cristãos ou de outras religiões, geralmente são discriminados pelo governo.

fonte: Guiame, com informações do Christian Post

Atualizado: Quarta-feira, 3 Fevereiro de 2016 as 9:28

Membro da casta dos dalits continua protestando, enquanto é detido pela polícia indiana, na cidade de Ahmedabad, em abril de 2014 (Foto: Reuters)
Membro da casta dos dalits continua protestando, enquanto é detido pela polícia indiana, na cidade de Ahmedabad, em abril de 2014 (Foto: Reuters)

Os cristãos que integram a classe mais baixa da Índia, os dalits - ou "intocáveis", como são chamados por muitos - estão organizando comícios para protestar contra o tratamento injusto que recebem por parte do governo de seu país.
 
Segundo relatos do 'Christian Post', os protestos dos dalits cristãos se voltam contra o tratamento desigual que recebem com relação aos benefícios do governo. Na Índia, as castas mais baixas recebem benefícios do poder público, principalmente se forem hindus. Aqueles que se identificam como cristãos ou de outras religiões, geralmente são discriminados pelo governo.
 
O líder do Conselho Nacional de Dalits Cristãos, Ed Charles coloca a culpa por este sistema injusto no Congresso da Índia e no partido que atualmente governa o país.
 
"É evidente que o princípio da unidade na diversidade e os direitos das minorias na religião e idiomas são seguidos apenas para os homônimos em nosso país", declarou Charles.
 
Em 2014, a missão 'International Christian Concern' informou que quase 25 milhões de dalits cristãos estão sendo forçados a escolher entre receber benefícios do governo ou manter sua fé cristã.

"Ele [governo] também forçou milhões de Dalits a decidir se querem seguir a Jesus como seu Senhor e Salvador ou receber benefícios do governo, que têm a capacidade de tirar suas famílias da pobreza", afirma o relatório. "De modo geral, esta discriminação tem afetado a aparência oficial da paisagem religiosa da Índia".

veja também