Dia Mundial da Oração: conheça a história da data que é celebrada há mais de 130 anos

A iniciativa de mulheres de fé criou um dia especial para a oração por missões em todo o mundo, a fim de difundir o Reino de Cristo.

Fonte: Guiame, com informações de WDPICAtualizado: sexta-feira, 5 de março de 2021 às 19:57
Na primeira sexta-feira de março, mulheres do movimento WDPIC oram por missões no mundo todo. (Foto: Flickr/Roswell UMC)
Na primeira sexta-feira de março, mulheres do movimento WDPIC oram por missões no mundo todo. (Foto: Flickr/Roswell UMC)

O Dia Mundial da Oração é tradicionalmente celebrado na primeira sexta-feira de março. O movimento tem raízes em 1812, quando mulheres cristãs americanas e canadenses se uniram em grupos missionários e depois se espalharam pelo mundo todo.

O movimento encorajou cristãs das mais diversas denominações a liderarem a oração comunitária. Nos Estados Unidos, as presbiterianas convocaram nacionalmente o Dia da Oração, em 1887. O Dia de Oração Batista pelas Missões Estrangeiras começou em 1891. As metodistas uniram-se ao Dia de Oração pelas Missões Domésticas entre 1892 e 1894. E, no Canadá, as anglicanas estabeleceram o Dia Nacional de Intercessão pela Missão, em 1895.

Em 19 de outubro de 1918, as presbiterianas canadenses reuniram representantes de cinco Comitês Missionários de Mulheres — Anglicano, Batista, Congregacional, Metodista e Presbiteriano. O objetivo da reunião era promover oficialmente um movimento comprometido a difundir o Reino de Cristo por meio das orações de todas essas mulheres em conjunto.

O primeiro encontro interdenominacional deu origem ao Comitê Interino da Federação das Juntas da Sociedade Missionária de Mulheres do Canadá. Desde então, naquele país passou-se a divulgar o Dia da Oração a partir de 1920.

Dois anos depois, os comitês canadense e americano concordaram em usar sempre os mesmos temas, combinando também as datas. O evento anual ficou conhecido como o Dia Mundial de Oração da Mulher, em 1927. Um dia especial para orar e falar sobre questões que dizem respeito às mulheres de fé em todos os países envolvidos.

Motivação feminina

Apesar da forte resistência de todas as juntas missionárias masculinas, as mulheres fundaram numerosas e eficazes juntas femininas para missões nacionais e estrangeiras. Dessa forma, puderam focar mais em orações dirigidas especialmente para mulheres e crianças.

Após a devastação da Primeira Guerra Mundial, as mulheres incorporaram a convicção de que a paz no mundo estava também ligada à missão de forma global. Com esse pensamento elas renovaram seus esforços pela unidade. Agora o círculo de oração se estende por todo o planeta e é denominado por World Day of Prayer International Committee (WDPIC).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições