Em projeto secreto, cristãos vietnamitas são alfabetizados

“Assim que aprendem a ler, vejo como os alunos ficam ansiosos por ler a Bíblia”, diz um dos colaboradores do projeto

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Segunda-feira, 22 Dezembro de 2014 as 11:59

VietnãUm grupo se destaca às margens de uma estrada de terra secundária. Sentados na grama, fazem um piquenique. É possível perceber que alguns deles são estrangeiros. O tom da voz é baixo; falam mais com os olhos do que com palavras. O cuidado não é à toa: cristãos vietnamistas estão recebendo s visita de colaboradores da Portas Abertas, em uma das regiões mais fechadas do país.

Os vietnamitas presentes participam do projeto de alfabetização de cristãos tribais no país. Dinh* se juntou ao ministério em 2007 e já alfabetizou mais de 30 turmas. Agora, monitorado pela polícia, Dinh teve de abandonar o trabalho, mas não sem antes deixar um sucessor: Thanh*, seu ex-aluno que hoje tem 54 anos.

“Em primeiro lugar, quero agradecer pelo programa de alfabetização. Meu povo é analfabeto há muitas gerações, e nossa linguagem até se perdeu. Hoje, muitos de nós podem ler e escrever. Agradecemos a Deus por toda a ajuda que vocês nos deram”, diz Thanh.

O terceiro homem do grupo é Tuy*, de 61 anos. Também ex-aluno de Dinh, ele leciona há quatro anos, e conta que, em sua turma, o número de meninas é maior que o de meninos. “Assim que aprendem a ler, vejo como os alunos ficam ansiosos por ler a Bíblia”.

Uma grande dificuldade é o fato de ainda não haver Bíblia no idioma dos povos tribais. “Oramos para que a Bíblia seja traduzida para a nossa língua”, afirma Thanh.


com informações da Portas Abertas

 

veja também