Inspirados em cristãos brasileiros, jovens da Ucrânia criam projeto evangelístico

O exemplo do Brasil chegou até os jovens da Ucrânia que formaram o Strong Generation. Em uma das ações da turma, eles fizeram a exibição de um filme em um parque público em Mykolaiv, no sul da Ucrânia.

fonte: Guiame, com informações do site Notícias Adventistas

Atualizado: Sexta-feira, 29 Julho de 2016 as 12:42

Segundo o líder do grupo, “as pessoas ficam chocadas, pois não estão acostumadas a ver gentileza sem que haja um interesse por trás”. (Foto: ASN).
Segundo o líder do grupo, “as pessoas ficam chocadas, pois não estão acostumadas a ver gentileza sem que haja um interesse por trás”. (Foto: ASN).

Um grupo de jovens cristãos da Ucrânia se inspirou em um projeto evangelístico brasileiro para criar o “Strong Generation”, um ministério de missões que atua pela cidade. Eles são adventistas e encontraram formas práticas de falar de Jesus.

A iniciativa brasileira, o Geração 148, tem como alvo os jovens entre 15 e 25 anos. Eles iniciaram na região sul do Brasil, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, mas se expandiram para outras regiões dos países sul-americanos. O grupo procura visitar orfanatos e asilos, reformam casas e praças da cidade, além de alimentar os moradores de rua. O nome foi extraído de Romanos 14:8, que diz: “Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor”.

Os líderes da igreja brasileira não possuem dados exatos de quantas pessoas estão atualmente envolvidas no projeto. “Mas o número é significativo, levando-se em conta que mais da metade de todos os adventistas na América do Sul têm menos de 34 anos”, disseram.

O exemplo do Brasil chegou até os jovens da Ucrânia que formaram o Strong Generation. Em uma das ações da turma, eles fizeram a exibição de um filme em um parque público em Mykolaiv, no sul da Ucrânia, como forma de evangelismo. Curioso, um rapaz se aproximou do grupo público e perguntou: “Quanto custa para assistir?”. Nazary Prodanyuk, líder do grupo adventista respondeu: “Nada”.

Prodanyuk e sua equipe de onze jovens receberam ofertas de sorvete, bebidas e outras dos desconhecidos que não podiam crer que não teriam de pagar para se unir às suas atividades no parque ucraniano, nas margens do rio e nas igrejas. Em outra exibição do filme, uma jovem jogou uma cédula no chão quando os organizadores se recusaram a aceitá-la, dizendo: “Eu não posso assistir ao filme de graça”.

Choque com a gentileza

Segundo o líder do grupo, “as pessoas ficam chocadas, pois não estão acostumadas a ver gentileza sem que haja um interesse por trás”. Prodanyuk e sua equipe deixam claro que os que se interessam não precisam pagar absolutamente nada. No caso da jovem que jogou a cédula, o líder explicou que a exibição do filme e o debate que vem depois foram organizadas por um grupo de jovens cristãos.

“Expliquei-lhe um pouco sobre o grupo e sobre Deus”, Prodanyuk disse. “Ela pegou minha mão, apertou-a e disse: ‘Obrigada. O mundo esqueceu o significado da gentileza’”.

Despertamento Espiritual

Os jovens da Strong Generation estão abalando a Ucrânia com seus atos de bondade – o que também aponta Cristo às pessoas. A iniciativa foi estabelecida em 2014, com um grupo inicial de 140 jovens adultos. Hoje o grupo conta com 600 membros, em 30 cidades da Ucrânia. Os jovens viajam por cidades e igrejas, realizando cultos e organizando eventos na comunidade, incluindo seminários sobre saúde e concertos de caridade para doentes e órfãos.

veja também