Iraque: Portas Abertas ajuda famílias cristãs refugiadas em seu próprio país

Há centenas de desabrigados pelas ruas das cidades no Iraque que precisam de socorro emergencial

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quarta-feira, 20 Agosto de 2014 as 2:50

Iraque _ desabrigadosCom toda a pressão sofrida pelo Estado Islâmico, muitas famílias cristãs do Iraque deixaram suas casas e foram embora para cidades como Duhuk.

A situação na cidade é tranquila, mas agora está cheia de pessoas que não têm abrigo, cheia de refugiados em seu próprio país.

Devido à necessidade humanitária na região, a Portas Abertas está ativamente envolvida no Iraque e, em conjunto com as igrejas e parceiros locais, tenta fornecer as necessidades básicas para estes que precisaram fugir deixando tudo para trás.

"Semana passada eu fui para uma vila na planície de Nínive. A maioria dos moradores originais já foi embora, mas eu recebi uma chamada de que 13 novas famílias deslocadas tinham chegado lá. Então, eu levei cestas básicas e itens de higiene para eles. Ao chegar lá, encontrei-os em circunstâncias difíceis, abrigados em uma escola e um centro de saúde", conta um historiador.

"A maioria teve de dormir no chão. Então eu decidi tentar cobrir as suas necessidades, não só com a comida, mas também tentando fornecer colchões e travesseiros. Eu rapidamente comecei a contar o número de pessoas que estavam lá, e não haviam 13 famílias, como me foi dito, mas mais de 50! No total contei cerca de duzentas pessoas. Voltei para Dohuk rapidamente. E, como era sexta-feira, eu encontrei uma loja que ainda estava aberta. Lá, eu comprei mais de uma centena de colchões e um número igual de travesseiros."

"Eu voltei para a aldeia com o caminhão carregado de mercadorias para essas famílias. Era difícil ver que os idosos e as crianças estavam dormindo no chão. Agora, pelo menos, a maioria tinha um lugar um pouco melhor para passar a noite."

Itens de higiene e alimentos foram distribuídos pela Portas Abertas às famílias em torno de Dohuk. Os itens doados são suficientes para suprir uma família de cinco pessoas por uma semana.

Em Dohuk, a distribuição é feita em estreita colaboração com outros parceiros locais e uma igreja, de modo a certificar-se de que a ajuda é distribuída de forma igual e deslocados internos são apoiados, quando necessário.

Há centenas de desabrigados pelas ruas das cidades no Iraque que precisam de socorro emergencial. A Portas Abertas conta a ajuda de colaboradores. Clique aqui e saiba como ajudar.


com informações da Portas Abertas

 

veja também