Liderada por Rick Warren, igreja Saddleback doa 70 milhões de dólares em campanha de ação social

"Não há nenhuma igreja mais generosa que a Igreja de Saddleback. Esta é a igreja mais altruísta no planeta terra", disse o pastor ao anunciar o resultado da campanha 'Fé Ousada', que durou 11 semanas.

fonte: Guiame, com informações do Christian Post

Atualizado: Terça-feira, 9 Junho de 2015 as 11:27

Rick Warren lidera a Igreja de Saddleback, na Califórnia (EUA). A denominação tem atualmente 20.000 membros espalhados pelos Estados unidos.
Rick Warren lidera a Igreja de Saddleback, na Califórnia (EUA). A denominação tem atualmente 20.000 membros espalhados pelos Estados unidos.

No último domingo de maio (30), o Pastor Rick Warren encerrou a sua série de sermões de 11 semanas, intitulada "Daring Faith" ("Fé Ousada") e anunciou que os membros de sua igreja do sul da California (EUA) arrecadaram uma histórica doação de 70 milhões de dólares para uma campanha de ação social que levou este mesmo nome da série.

"Eu já disse isso e vocês precisa acreditar em mim", disse Warren durante o culto realizado na igreja de 20.000 membros, em Lake Forest, Califórnia. "Não há nenhuma igreja mais generosa que a Igreja de Saddleback. Esta é a igreja mais altruísta no planeta terra. Ninguém dá mais para ajudar os pobres. Ninguém dá mais do que esta igreja para cuidar dos doentes e alcançar o perdido".

O anúncio foi feito por Warren com grandes 'cubos de luz', que representavam 1 milhão de dólares, cada e foram empilhados uns sobre os outros para ajudar a ilustrar a amplitude da oferta financeira.

A oferta de 70 milhões de dólares americanos é o dobro do montante que a congregação deu durante a sua outra campanha "Decade of Destiny" ("Década do Destino") - lançada há cinco anos e que arrecadou 22 milhões de dólares acima acima das expectativas, ajudando a construir a estrutura de um centro estudantil para o ensino de artes e lançou o 'plano de paz' da igreja. A iniciativa global em curso tem ajudado a combater problemas sociais como a pobreza, a doença e as deficiências no ensino fundamental há dez anos.

"Ninguém pode explica-la, ninguém pode racionaliza-la, [no entanto], no sul da Califórnia, que é normalmente conhecido como a parte mais materialista do planeta, Deus encontrou um oásis de generosidade e chamou o povo da família de Deus: a igreja Saddleback", continuou Warren. "Numa época em que as pessoas estão gastando seu dinheiro em tudo, [e] consigo mesmas, as pessoas desta família, desta igreja disseram: 'Quer saber? Há algo mais importante do que nós". É o reino de Deus. É o perdido que pode ser encontrado, e que será trazido, será alimentado. É o doente que será atendido; o pobre que será vestido e a palavra de Deus que se espalhará por todo o mundo".

O autor best-seller "Uma Vida com Propósitos" disse que a igreja fez história com a sua oferta.

"Toda vez que doamos, isto quebra o aperto do materialismo em nossas vidas", disse ele. Warren parabenizou àqueles que participaram das doações e confirmou que cerca de 70 milhões dólares foram arrecadados, "sem quaisquer tipo de bingo, rifas, sorteios, vendas de materiais ou 'truques'. Tudo o que fizemos durante 11 semanas foi falar sobre fé e sacrifício. Nós dissemos que, se você quer ser como Jesus Cristo, você precisa aprender a ser um doador".

Warren disse à congregação que a quantidade de dinheiro arrecadada era irrelevante e que o importante era que a fé de alguém estava crescendo, e que a generosidade e o sacrifício foram aprendidos em um grau maior.

"Esta igreja não está firmada sobre edifícios. Somos a única igreja na América que cresceu para 10.000 membros sem ter um prédio", disse Warren, em referência aos primeiros dias da igreja em South Orange County, quando os cultos eram realizados em ginásios de escolas e tendas. "Estamos muito mais interessados ​​em construir pessoas do que edifícios".

A igreja Saddleback foi fundada por Warren e sua esposa, Kay, que se mudou do Texas para o sul da Califórnia no final de 1979. Após reuniões em seu condomínio, durante várias semanas de estudo bíblico, o primeiro culto da Saddleback foi realizado em um, 30 março de 1980, com 40 pessoas presentes em um auditório de uma escola de ensino médio. Na semana seguinte, no domingo de Páscoa, apenas 12 semanas após os Warren terem se mudado para Orange County, 240 pessoas estavam presentes no segundo culto da Saddleback.

Atualmente, as congregações da Saddleback reúnem em média, um total de 27.000 pessoas em seus cultos semanais, além dos mais de 7.500 pequenos grupos ao longo da semana.

veja também