MAIS frisa as necessidades pelas quais orar pelos refugiados

"Imagine a si mesmo como um refugiado", diz o pastor José Prado

fonte: Guiame, com informações da MAIS

Atualizado: Sexta-feira, 2 Outubro de 2015 as 5

Refugiados
Refugiados

A situação dos refugiados ao redor do mundo tem se agravado. Desde de 2013, a Missão em Apoio à Igreja Sofredora (MAIS) realiza um trabalho específico com refugiados no Brasil.

Mas como orar por essas pessoas e famílias inteiras que necessitam de abrigo e ajuda?

Em comunicado, a MAIS, através do pastor e missionário José Prado, diretamente envolvido no trabalho, fala sobre como interceder por essas pessoas.

"Antes de começar, faça um exercício mental e imagine a si mesmo como um refugiado, como se você e sua família tivessem sido obrigados a mudar para outro país, outra cultura, deixando tudo pra trás… Como você gostaria que as pessoas orassem por você? Então peça que o Espírito Santo o guie enquanto ora pelos refugiados."

Ele lembra que os refugiados são pessoas normais que também têm sonhos e expectativas, com o agravante do desafio atual da necessidade de abrigo.

Confira o que escreveu o pastor:

Necessidades básicas
Para que suas necessidades essenciais de segurança, abrigo, água, comida e cuidados médicos sejam supridas. Que o Pai Altíssimo ouça o seu clamor e os leve a um lugar de segurança. Em muitas circunstâncias, o refugiado terá que aprender uma nova língua e um novo trabalho. Ore por forças emocionais para que consiga enfrentar estes desafios, mesmo com tão poucos recursos e apoio.

Esperança e cura
Para que pessoas amáveis e comprometidas sejam levantadas e levem esperança aos refugiados. Que médicos, psicólogos, pastores e terapeutas sejam canais de esperança, gerando cura física, mental e emocional. Ore especialmente pelas crianças e adolescentes que sofreram agressão física ou que testemunharam atrocidades contra seus familiares ou amigos. Que suas memórias sejam curadas e possam perceber a presença do Pai Eterno com eles, que sejam libertos do medo e ansiedade.

Igrejas Acolhedoras
Para que os refugiados encontrem uma igreja acolhedora em seu novo país. Que mais pessoas e igrejas nos países receptores abram seus olhos e corações para perceber, acolher e servir aos refugiados. Existem também muitas igrejas dentro dos campos de refugiados, sendo lideradas por pastores refugiados.

Mulheres e crianças
Eles estão entre os mais vulneráveis. São mais da metade dos refugiados no mundo. Ore para que sejam livres do mal, das pessoas que querem explorá-los, como as redes de tráfico humano, de exploração sexual e de tráfico de órgãos. Ore pelos órfãos, pelas mães que perderam seus filhos e maridos.

 

veja também